03/09/2021

03/09/2021

6 dicas para melhorar a prestação da rede WiFi


A TP-LINK partilha algumas sugestões que poderão ajudar a conseguir um melhor desempenho. 

Quer se esteja a mudar para uma nova casa ou apenas queira melhorar a sua ligação à Internet, a criação de uma rede doméstica forte pode ser assustadora. Mas otimizar a conectividade à Internet dos seus dispositivos e proteger os seus dados pessoais não tem de ser complicado. A TP-Link reúne as melhores dicas para manter a sua rede em segurança e tirar o máximo dela e dos equipamentos.

1. Coloque o router no local certo
Pode ser tentador esconder o seu router fora de vista uma vez que os equipamentos podem ocupar espaço, mas uma rede doméstica forte depende de um router bem colocado. A TP-Link recomenda que coloque o router numa área aberta perto do meio da sua casa, o mais afastado possível das paredes. Para além de assegurar que o sinal do seu router chega a toda a parte da sua casa, minimizará a interferência de sinal de aparelhos como micro-ondas e telefones sem fios. Colocar o seu router num local central também reduz o risco de que o sinal Wi-Fi chegue ao exterior da sua casa e deixe a sua rede vulnerável.
 
2. Mude o SSID da rede e a password do router
Os novos routers vêm com um nome e password padrão do Service Set Identifier (SSID). Embora seja necessário utilizar esta informação por defeito na primeira vez que ligar o seu computador à Internet, sugerimos vivamente que a altere mal possa. Se continuar a utilizar o SSID e palavra-passe por defeito do seu router, os hackers podem facilmente adivinhá-los (com base no fabricante do seu router) e obter acesso ao seu router. Escolha um nome para a sua rede Wi-Fi que não forneça informações pessoais como o seu nome completo ou endereço. Para manter a sua rede Wi-Fi segura, escolha uma password forte e altere-a todos os meses ou a cada trimestre. Os equipamentos Mesh da TP-Link, como por exemplo o Deco X90, permitem fazer estas alterações diretamente no smartphone, através de uma app.
 
3. Recorra à encriptação
Dependendo do seu router e fornecedor de serviços Internet (ISP), poderá escolher como encriptar a sua rede Wi-Fi. Quando estiver a configurar o seu router, ser-lhe-ão provavelmente dadas várias opções de como encriptar a sua rede. Para maximizar a sua segurança, tente usar o WPA3. O mais recente protocolo de segurança Wi-Fi, WPA3, traz novas capacidades para melhorar a cibersegurança em redes pessoais. Encriptação mais segura com palavra-passe e proteção reforçada contra ataques de força bruta combinados para proteger o Wi-Fi.
 
4. Escolha a banda WiFi mais adequada
Muitos routers são de banda dupla, o que significa que podem transmitir tanto bandas de 2,4 Gigahertz (GHz) como de 5 GHz. Se tiver uma casa grande e necessitar de Wi-Fi para transmitir através de múltiplas paredes ou pisos, opte pela banda de 2,4 GHz. Caso contrário, muito provavelmente conseguirá velocidades mais rápidas e melhor proteção contra hackers que utilizam a banda de 5 GHz. Experimente ambas as bandas antes de optar pela que melhor se adapta ao seu espaço físico e aos seus requisitos de velocidade. Se viver numa área com muita gente ou num grande edifício de apartamentos, deverá também tentar mudar os canais da banda (tais como 1, 6, ou 11) para ver se um canal diferente reduz a interferência e aumenta a velocidade. O Archer X20 e o Archer AX10 são dois bons exemplos de routers dual-band que permitem esta liberdade de escolha.
 
5. Proteja os eletrodomésticos inteligentes
À medida que a sua casa se torna "mais inteligente", poderá ter vários dispositivos ligados à Internet, desde computadores e tablets a lâmpadas inteligentes e sistemas de segurança doméstica. Embora as casas inteligentes possam oferecer conveniência e segurança extra, qualquer aparelho inteligente na sua rede doméstica é vulnerável a hacking. Ao adicionar dispositivos inteligentes à sua rede, examine as definições de segurança alterando nomes de utilizador e palavras-passe por defeito, configurando autenticação multi-factor e instalando atualizações de software e patches de segurança. O mesmo se pode dizer com equipamentos de smarthome, como as lâmpadas e as tomadas inteligentes da linha TAPO.
 
6. Atualize o firmware.
A criação da sua rede doméstica não é uma tarefa pontual. Para manter a sua rede segura, precisa de atualizar regularmente o software dos seus dispositivos. O download de firmware do fabricante do seu router, por exemplo, pode melhorar o desempenho do equipamento e resolver vulnerabilidades de segurança. Tal como o seu computador e smartphone, o seu router necessita de atualizações regulares de segurança para funcionar corretamente.
  

0 comments:

Enviar um comentário