24/09/2021

24/09/2021

Como melhorar a segurança do seu router


Como a segurança não ocupa lugar, algumas dicas sobre passwords. 

 Mitigar as possibilidades de routers Wi-Fi domésticos serem comprometidos começa com boas práticas de palavras-passe por parte dos seus utilizadores. A ESET, empresa líder em cibersegurança, chama a atenção dos perigos que preservar as credenciais de acesso padrão dos routers representam para a proteção dos dados e privacidade do utilizador.


As palavras-passe predefinidas dos fornecedores de routers Wi-Fi são muitas vezes insuficientemente complexas para garantir a segurança da informação, apesar de muitos utilizadores continuarem a usá-las. Na prática, esta falha abre portas para todo o tipo de ataques por agentes maliciosos, incluindo espionagem, malware, apropriação de dados, entre outros.


De facto, o acesso indevido ao router Wi-Fi pode permitir o acesso à rede doméstica do utilizador e, inclusive, aos dispositivos ali conectados. Além disso, cibercriminosos podem abusar da ligação dos utilizadores para descarregar conteúdos pirata ou aceder a materiais ilegais, tornando o utilizador potencialmente suspeito ou responsável por estas atividades.


É por isso que a ESET recomenda alterar a palavra-passe de administrador do router Wi-Fi logo durante o seu processo de configuração inicial. A especialista em cibersegurança sugere que os utilizadores se certifiquem de que quando o fizerem, evitem os erros comuns de criação de palavra-passe e criem uma palavra-passe forte e única. Recordando-se, ainda assim, que devem utilizar palavras-passe distintas para aceder às definições de administrador do router Wi-Fi e para se ligar à Internet através do router.


Como em muitos outros cenários de cibersegurança, mitigar os riscos começa pelos comportamentos. Reduzir as possibilidades de ter o router Wi-Fi comprometido não requer medidas extravagantes, mas é da máxima importância para garantir a segurança dos dados e privacidade. E se precisar de palavras-passe fortes para o seu router ou qualquer outro serviço, a ESET disponibiliza gratuitamente uma ferramenta de geração de passwords muito fácil de usar e completamente segura.


Mais informaçãohttps://www.eset.com/pt/ 

0 comments:

Enviar um comentário