15/09/2021

15/09/2021

Devolo Magic 2 DINrail em análise



A Devolo é de há longo tempo uma marca que dispensa apresentações, sendo um dos nomes incontornáveis no mercado dos adaptadores powerline, com uma oferta bastante diversificada, de onde se destaca a mais recente série Magic 2, que já tivemos oportunidade de analisar anteriormente.

Na sua grande maioria, os adaptadores PLC da Devolo destacam-se não só pelo seu nível de desempenho, mas também pela qualidade dos materiais utilizados na sua construção, com a tomada incorporada no corpo a ser bastante útil e prática. Este tipo de desenho do produto, permite que se ligue o adaptador directamente à instalação na parede, utilizando a tomada para ligar outros equipamentos à rede eléctrica. Desta forma, é possível obter um melhor desempenho, algo que não acontece quando o adaptador não tem tomada incorporada e há que se ligar o adaptador a uma extensão eléctrica, para não se "queimar" a tomada da parede.




No primeiro evento Devolo que tive oportunidade de participar, a marca apresentou um produto bastante curioso e interessante, um PLC DINrail que se ligava directamente ao quadro eléctrico, não havendo por isso necessidade de estar a utilizar uma tomada da parede. Por decisão da marca, este produto nunca chegou às lojas, tendo estado apenas disponível por encomenda.




Foi necessário esperar por 2020 e por uma nova geração de equipamentos PLC, para que a Devolo disponibilizasse comercialmente um módulo DINrail no nosso país, com o Magic 2 DINrail a estar disponível com um PVP recomendado de 169,90€.




O design deste módulo PLC, fruto da sua instalação directa no quadro eléctrico, é totalmente diferente do que estamos habituados a ver. Na frente, três leds de estado (ligado, sincronizado e rede ethernet) e uma porta rede, para ligar o cabo ethernet vindo do router.



Na parte superior, entradas para os cabos eléctricos que substituem a ficha que normalmente liga à tomada eléctrica. O módulo está preparado para instalações trifásicas, permitindo além do neutro e terra, ligar até três fases. O manual apresenta grafismos com a explicação para cada tipo de instalação.




Na traseira, um entalhe para instalação nas calhas do quadro eléctrico. De referir que a instalação deste módulo PLC deverá ser efectuada por um técnico, por forma a que não corram riscos indesejados.





Os quadros eléctricos são por norma um problema, com os construtores a apostarem nos serviços mínimos, não deixando espaço livre para instalação futura de outros equipamentos. Foi precisamente o que aconteceu aquando desta análise, tendo que recorrer a um quadro externo para alojar este adaptador DINrail.





Depois de instalado no quadro, basta apenas ligar o cabo de rede na respectiva porta e aguardar alguns segundos para que o equipamento consiga finalizar o processo de sincronização. Para confirmar esta situação, poderão utilizar o Devolo Cockpit no PC/Mac, ou a app para equipamentos móveis. De salientar que no caso deste adaptador PLC, o processo decorreu sem qualquer problema, tendo o novo adaptador de imediato reconhecido os outros que já estavam instalados do antecedente, sendo que apenas foi desligado o que anteriormente recebia o sinal do router.


Em termos de velocidades de sincronização, os resultados obtidos acabaram por ser uma surpresa pela negativa, com o DINrail a registar valores inferiores aos adaptadores PLC instalados na tomada da parede, algo que não seria suposto acontecer, pois a instalação foi feita directamente no quadro eléctrico.



Curiosamente, este facto não teve repercussão no nas velocidades de transferência, com os módulos PLC Magic 2 Wifi a debitarem mais ~3 a 8% com o módulo DINrail, chegando aos 193Mbps.


Apreciação final


Depois de vários anos a aguardar a chegada dos adaptadores PLC DINrail ao nosso país, eis que passa a estar disponível para aquisição o novo módulo compatível com os adaptadores Magic 1 e 2.

A instalação do módulo é bastante simples, mas para o efeito terão de garantir duas condições essenciais: espaço no quadro eléctrico e um técnico com conhecimentos na área, pois inventar não será garantidamente uma boa opção.

Em termos de desempenho, o módulo PLC DINrail ficou um pouco abaixo das expectativas, pois com uma instalação directa no quadro, eliminando o circuito eléctrico até ao módulo que por norma se instalada na parede, era expectável um incremento mais acentuado nos resultados, algo que não se veio a verificar. Segundo a marca, a instalação eléctrica da habitação tem grande influência no desempenho, sendo que no caso deste módulo em específico, as instalações trifásicas são as que mais podem ficar a ganhar, pois o sinal é injectado em todas as fases, melhorando a eficiência dos módulos instalados nas tomadas.

Com um PVP na casa dos ~170€, este módulo Magic 2 DINrail  não será uma opção para todos os utilizadores, tendo um segmento específico que poderá tirar o máximo partido deste tipo de produto, que sai desta análise com o selo de qualidade assegurado pelo nosso "QUENTE".


devolo Magic 2 DINrail

Quente


Prós

  • Poupa uma tomada
  • Ligeira melhoria no desempenho


Contras

  • Custo
  • Obriga a espaço no quadro para instalação







0 comments:

Enviar um comentário