04/09/2021

04/09/2021

Os segredos do Google Trends


É aproveitar enquanto a Google não fecha mais um serviço. 

Quando o Google Trends foi lançado pela primeira vez em 2006, dissemos às pessoas que o poderiam usar para saberem quais os sabores dos gelados que eram populares em diferentes locais e quais os concorrentes do American Idol que eram tendência. E agora, 15 anos depois, sabemos que o Google Trends pode dizer-nos muito mais: pode mostrar-nos o que as pessoas, dos mais diversos  locais, realmente se preocupam.


Para celebrar este marco, analisámos quais as perguntas sobre o Google Trends que se mostraram como uma tendência nos últimos 15 anos. Perguntas como “como usar o Google Trends?” e “como funciona o Google Trends?” estavam entre as mais pesquisadas.


Portanto, decidimos responder com estas 15 dicas de forma a ajudar o utilizador a obter o máximo da ferramenta e a descobrir alguns insights interessantes.


 1. Informação por data:  O Google Trends pode dizer o que as pessoas estavam a  pesquisar em qualquer data, de 2004 a alguns minutos atrás. Também é baseado em dois conjuntos de dados: históricos (2004 a três dias atrás) e em tempo real (semana passada). O tempo real é mais pormenorizado, até minuto a minuto.


2. Tendências versus as mais pesquisadas: as pesquisas de tendência (ou crescentes) são aquelas que estão a crescer mais rapidamente, enquanto que as mais pesquisadas são as consultas mais pesquisadas num determinado período de tempo. As pesquisas de tendências são úteis para ver como as coisas mudaram - os dados do Trends são dinâmicos e, portanto, podem flutuar de tempos em tempos.


3.  Pesquise por tópicos quando for possível: quando começa uma pesquisa no Google Trends, tem a opção de pesquisar o próprio termo ou por um tópico. Recomendamos que escolha a opção por tópico quando possível. Os tópicos são agnósticos no idioma e têm em conta as variações ortográficas (e erros!) e os vários nomes para uma mesma coisa. Portanto, são muito mais representativos 


4. Compare grandes locais com pequenos locais: Como pode comparar pesquisas pela mesma coisa, por exemplo, Nova York, em comparação com Kansas City? Bem, o Google Trends normaliza os dados de pesquisa para tornar as comparações mais fáceis entre os termos pesquisados. Os resultados da pesquisa são normalizados para a hora e local de uma consulta. Isto significa que os resultados da pesquisa por zona geográfica  são comparáveis, o que quer dizer que o utilizador pode saber que o local  mais procurado para um  brunch este ano é Miami, mas que o local mais procurado para pequeno-almoço  é o Panama City, na Flórida.


5. Tendências do dia: É possível saber qual é  a tendência do dia em vários países do mundo. É também onde é possível obter o volume de pesquisa na ferramenta do Google Trends.


6. Descubra quais são as tendências do momento: As tendências de pesquisa em tempo real são bastante úteis para ver o que está a acontecer no momento e no contexto da cobertura de notícias.


7. Comparar sempre: se o utilizador  quiser ver o quão grande que algo realmente pode ser, pode utilizar as comparações relativas para medir a popularidade. O clima é um dos meus tópicos favoritos para usar como ponto de referência. É um dos maiores e mais consistentes tópicos que as pessoas mais pesquisam diariamente. 


8. Veja como locais diferentes procuram a mesma coisa: Este é um dos meus recursos ocultos favoritos do Trends. O utilizador pode comparar até cinco tópicos ou termos de pesquisa e para cada um pode especificar o local geográfico pretendido. Por exemplo, o utilizador pode ver como as pesquisas por COVID-19 variaram em diferentes países do mundo nos últimos 12 meses.


9. O Trends pode dizer sobre os nossos interesses: o Google Trends é realmente um conjunto de dados centrado no ser humano. Procuramos por aquilo em que estamos interessados e isto pode dar  uma ideia daquilo que é importante para nós.  Mesmo que estes interesses pareçam obscuros, em alguns momentos  provavelmente não é o único a querer descobrir mais informações sobre um determinado assunto. O Google Trends ajuda-nos  a visualizar e a explorar os nossos sonhos, a perceber melhor o comportamentos dos cães e dos gatos e até mesmo a saber como reparar um problema na casa de banho.  


10.  Tendências não são sondagens: é importante lembrar que o Google Trends não é uma ferramenta para a criação de sondagens científicas e não deve ser confundido com dados provenientes de inquéritos. O Google Trends reflete apenas  o interesse de pesquisa em tópicos específicos durante um determinado período de tempo.


11. ...mas que podem fornecer  bastante informação:  A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) utiliza o Trends para rastrear o PIB semanalmente, entre os seus lançamentos trimestrais, com o objectivo de obter uma visão mais granular do que está a acontecer  na economia mundial.


12. O Preenchimento Automático não é o mesmo que os dados do Trends: O Preenchimento Automático tenta prever o que o utilizador está a digitar para que o possa encontrar  mais rapidamente. Mas, por ser uma ferramenta de previsão, temos políticas sobre o que pode aparecer no Preenchimento Automático. O Trends, por outro lado, é uma ferramenta que permite olhar para o interesse na pesquisa de um determinado assunto. Porque o utilizador está a digitar e a pedir por esses resultados, mostraremos dados disponíveis no Trends para a maioria das consultas que o utilizador quiser.


13. Saiba o que é Tendência perto de si: Nos EUA, outra funcionalidade oculta no Trends é a capacidade de ver o que está a ser tendência numa área metropolitana,  mesmo sem inserir um termo de pesquisa. O utilizador pode saber o que foi popular no mês passado ou até mesmo no ano passado. Por exemplo, aqui está o que foi tendência em São Francisco no mês passado


14. Descarregue a sua informação:  Basta clicar no botão de download ao lado de cada gráfico. Para um maior conjunto de dados, conheça este novo conjunto de dados de pesquisas de tendências diárias da equipa do Google BigQuery.


15. E lembre-se: divirta-se com o Google Trends! Cerca de 15% das consultas diárias na Pesquisa Google nunca foram vistas antes. É uma ótima maneira de espiar por detrás da cortina os interesses em constante mudança das pessoas de todo o mundo. 

 

0 comments:

Enviar um comentário