05/10/2021

05/10/2021

Chrome vai gravar grupos de tabs

O Chrome está a preparar a funcionalidade de gravação de grupos de tabs, dispensando a necessidade de usar extensões para esse efeito. 

Um ano após o Chrome nos ter trazido os grupos de tabs minimizáveis, que fazem maravilhas para quem tem por hábito manter dezenas de tabs abertas, eis que o Chrome trabalha na funcionalidade que tem estado em falta: a possibilidade de gravarmos esses grupos de tabs para que se mantenham no caso de se reiniciar o browser.

Por agora disponível no Chrome Canary e ainda sem funcionar como seria suposto, esta opção de marcar os grupos para gravação deveria ter acompanhado os grupos de tabs logo desde o início. E significa que, para muitos utilizadores, poderá ser suficiente para dispensar o uso de extensões adicionais para gestão das sessões e tabs, como o Session Buddy, apesar dessas extensões poderem oferecer funcionalidades adicionais em termos de gestão de múltiplas sessões, com múltiplas janelas com múltiplas tabs em cada uma delas.

Infelizmente, por agora a opção, acessível via chrome://flags/#tab-groups-save no Chrome Canary ainda não está funcional, pelo que provalvelmente ainda irá demorar algum tempo até ficar pronta e promovida à versão geral para o público. Até lá, teremos que continuar a usar as extensões adicionais, ou a opção do Chrome de restaurar a última sessão quando se reinicia o browser.

0 comments:

Enviar um comentário