17/01/2022

17/01/2022

Check Point divulga lista do malware mais procurado em Dezembro de 2021



Resumo referente ao mês de Dezembro. 


Principais malwares móveis

Este mês, o AlienBot fica em primeiro lugar nos malwares móveis mais prevalentes, seguido por xHelper e FluBot.

 

1.       AlienBot – A família de malware AlienBot é um Malware-as-a-Service (MaaS) para dispositivos Android que permite um atacante remoto injetar código malicioso em aplicações financeiras legítimas. O atacante obtém acesso às contas das vítimas, e eventualmente controla o dispositivo.

2.       xHelper – Aplicação Android maliciosa que foi vista em estado selvagem em março de 2019, utilizada para descarregar aplicações maliciosas e exibir anúncios. A aplicação é capaz de se esconder do utilizador, podendo reinstalar-se no caso do utilizador a desinstalar. 

3.       FluBot – Botnet para Android distribuído via mensagens SMS de phishing que imitam marcas de logística e entregas. Assim que o utilizador clica no link enviado, o FluBot é instalado e tem acesso a todas as informações sensíveis do telemóvel.

 

O Índice de Impacto Global de Ameaças e o ThreatCloud Map da Check Point Software são proporcionados pela inteligência da ThreatCloud. A ThreatCloud fornece threat inteligence em tempo real derivada de centenas de milhões de sensores em todo o mundo, sobre redes, endpoints e dispositivos móveis. A inteligência é enriquecida por mecanismos IA e dados de investigação exclusivos da Check Point Research, área de Threat Intelligence da Check Point Software Technologies.

 

A lista completa das 10 principais famílias de malware em dezembro pode ser encontrada no blog da Check Point. 

0 comments:

Enviar um comentário