21/01/2022

21/01/2022

Tudo o que precisa de saber sobre o WiFi 6


Algumas informações que podem ajudar a esclarecer as dúvidas mais frequentes. 

802.11 ax ou Wi-Fi 6? O fim da confusão alfabética

 

As normas de Wi-Fi são nomeadas pela designação IEEE 802.11 seguida de uma cadeia de letras. A norma atual designa-se 802.11ax. Pode reter esta informação, mas não tem de o fazer. Isto porque a Wi-Fi Alliance (wi-fi.org) responsável por isto chegou a um acordo com os fabricantes que de agora em diante apenas um número indicará qual a norma Wi-Fi que é suportada. Assim, o 802.11ax é simplesmente chamado de Wi-Fi 6. O predecessor 802.11ac passa a ser Wi-Fi 5 e o 802.11n passa a ser Wi-Fi 4. A regra de ouro é esta: quanto maior for o número, mais atual será a norma.

O que é que o Wi-Fi 6 tem para oferecer?

As normas Wi-Fi têm sido revistas e gradualmente melhoradas ao longo dos anos. A taxa de transferência está a aumentar, as ligações estão a tornar-se mais estáveis e a interferência de outros dispositivos está a ser minimizada. O mesmo se aplica ao Wi-Fi 6.

 

Numa rede de 5 GHz é possível transmitir até 1200 Mbps por antena. Numa rede de 2,4 GHz é possível transmitir até 287 Mbps. À primeira vista pode-se perguntar qual é o objetivo, visto que muito poucas ligações domésticas à Internet fornecem estas velocidades. No entanto, o aumento da velocidade é também benéfico para a rede interna, por exemplo, quando os dados estão a ser copiados de um portátil para o NAS.

 

Uma abreviatura técnica conhecida como “OFDMA” (Orthogonal Frequency-Division Multiple Access) é crítica para uma menor latência. Em termos simples, esta característica permite uma utilização substancialmente mais eficiente da rede Wi-Fi. Em particular, com o OFDMA é possível combinar pacotes de dados individuais para vários dispositivos finais e enviá-los através de um canal em vez de múltiplos canais, como era anteriormente o caso. Isto liberta capacidades sem fios para mais dispositivos terminais, e a rede sem fios funciona de forma substancialmente mais suave.

 

Outra vantagem: o Wi-Fi 6 pode servir simultaneamente múltiplos dispositivos terminais para a ligação descendente e a ligação ascendente. Os peritos em rede chamam a isto “MU-MIMO bidirecional” (Multi-User Multiple-Input Multiple-Output). Isto aumenta ainda mais a velocidade e a estabilidade de funcionamento da rede sem fios doméstica.

 

A propósito, os utilizadores não têm de recear desvantagens quando convertem para o Wi-Fi 6, porque a nova norma é completamente retrocompatível. Os dispositivos Wi-Fi que ainda utilizam o Wi-Fi 5 ou Wi-Fi 4 ainda podem ser integrados na rede. Assim, fazer a mudança no momento certo compensa para que mesmo no futuro não tenha problemas em lidar com o aumento anual do tráfego de dados.

Os limites do Wi-Fi 6

Existem, no entanto, alguns obstáculos que nem mesmo o Wi-Fi 6 consegue ultrapassar: tetos, paredes e particularmente o aquecimento no piso condicionam o Wi-Fi. Mas também existe uma solução plug-and-play para isto: os adaptadores Powerline, tais como os da especialista alemã em redes domésticas devolo. O truque é que os adaptadores Powerline utilizam a cablagem elétrica da própria casa como um longo cabo de dados. Isto significa que tetos, paredes e aquecimento no chão não podem abrandar uma rede Powerline. Por isso, são os que se ocupam de tudo na área das redes domésticas. Com adaptadores inteligentes, é possível criar um ponto de acesso Wi-Fi rápido em qualquer tomada elétrica. Uma vantagem adicional é que vários adaptadores Wi-Fi devolo interligam-se para formar uma “malha” Wi-Fi (mesh Wi-Fi) uniforme e, assim, fornecer acesso mesmo para casas maiores, desde a cave até ao sótão.

O melhor de dois mundos

Com o Magic 2 Wi-Fi 6, a devolo está a introduzir o primeiro adaptador Powerline do mundo com Wi-Fi 6. Neste dispositivo, o seu mais recente produto flagship, a especialista alemã em redes domésticas combina a mais avançada tecnologia Powerline juntamente com a mais poderosa norma de Wi-Fi até à data. A tecnologia Powerline transmite o sinal da Internet através de paredes e tetos e fornece a toda a casa um Wi-Fi extremamente estável, de longo alcance e rápido, utilizando a moderna tecnologia mesh.

 

Starter Kit do novo devolo Magic 2 Wi-Fi 6, com dois adaptadores, já está disponível. Para espaços habitacionais maiores, recomendamos o Multiroom Kit, que vem com três adaptadores. Quem quiser expandir a sua rede mais tarde pode adquirir separadamente um adaptador de expansão.

  

0 comments:

Enviar um comentário