12/07/2022

12/07/2022

Dicas para uma palavra passe segura


Como a segurança nunca é de mais, 5 dicas para melhorarem as vossas passwords. 


A Check Point Software partilha as cinco principais práticas que devem ser aplicadas na criação de palavras-passe seguras e robustas:

 

  1. Utilize Uma Combinação de Caracteres: Ter uma password composta por frases simples ou de datas significativas para a vida pessoal do utilizador é uma prática muito comum. No entanto, este hábito enfraquece seriamente uma palavra-passe, uma vez que informações como aniversários podem ser facilmente descobertas por cibercriminosos. Para evitar isto, deve utilizar-se sempre uma sequência aleatória composta por uma combinação de diferentes números, letras e símbolos para cada plataforma.
  2. Uma Password Diferente Para Tudo: Com tantas aplicações e serviços que agora requerem detalhes de login, é tentador repetir a mesma palavra-passe para todos eles, mas isto é uma má ideia. Tal como não temos a mesma chave para abrir a nossa casa, escritório ou carro, não devemos usar a mesma palavra-passe, pois isto só facilita aos hackers o acesso a toda a nossa vida digital. Se achar que é difícil lembrar-se de tudo, pode sempre ter a ajuda de um gestor de senhas para gerir e gerar diferentes códigos de acesso robustos.
  3. Quanto Maior, Mais Forte: É verdade que quanto mais longa for uma combinação, mais difícil é de lembrar. Mas é uma das melhores formas de manter a informação segura, por isso certifique-se de usar pelo menos 8 dígitos para reforçar os níveis de segurança.
  4. Fazer Mudanças Regulares: Alterar regularmente a sua palavra-passe pode parecer um desafio quase impossível. No entanto, isto pode ser facilitado utilizando o mesmo padrão básico e adicionando diferentes combinações a partir daí. Desta forma, será mais fácil de lembrar e mais fácil de alterar regularmente.
  5. A Autenticação de Dois Fatores é o Seu Melhor Amigo:  Embora a adoção de todas as medidas acima referidas melhore certamente a eficácia de uma senha, é também essencial implementar uma autenticação multifator. Isto porque estão constantemente a surgir novas ameaças, portanto, para garantir a sua total proteção, o facto de ser alertado sempre que um atacante ou pessoa não autorizada quiser aceder à sua conta só irá protegê-lo mais.

  

0 comments:

Enviar um comentário