02/11/2022

02/11/2022

Devolo explica como funcionam os repetidores WiFi


Informação importante para que possam tirar o máximo partido deste tipo de equipamentos. 



Como funciona realmente um repetidor?

É rápido explicar como funciona um repetidor Wi-Fi. Primeiro, o repetidor recebe o Wi-Fi que está a ser emitido pelo router. Este sinal sem fios é então enviado de volta pelo repetidor após ter sido amplificado. É por isso que os repetidores também são frequentemente chamados de Wi-Fi boosters. Isto alarga o alcance efetivo do router. Um fator crítico para a velocidade e estabilidade sem fios desta “extensão Wi-Fi” é a qualidade da ligação entre o router e o repetidor. Isto significa que o melhor posicionamento possível tem uma importância fundamental para expandir o router Wi-Fi de forma ótima com um repetidor.


Escolher a distância correta

Ao escolher uma posição para o repetidor, deve ter em mente o seguinte: o local mais próximo não é automaticamente o melhor. O que é que isto significa? Imagine uma casa em que o escritório doméstico está longe do router e, portanto, tem uma ligação Wi-Fi inadequada. É fácil pensar que deve instalar o repetidor no escritório doméstico. Tem um problema: se um repetidor Wi-Fi receber um sinal fraco, ele só pode encaminhar um sinal fraco. Neste exemplo do escritório doméstico, a ligação fraca entre o router e o repetidor iria estrangular a ligação online. O repetidor dificilmente teria qualquer efeito.

 

Em vez disso, a regra geral é esta: Um repetidor deve ser posicionado cerca de meio caminho entre o router e os dispositivos que irão utilizar o Wi-Fi. Isto significa que normalmente recebe um sinal suficientemente forte, que é capaz de estender. Além disso, o repetidor deve ser posicionado centralmente se possível e não deve ser escondido, por exemplo, num canto de uma sala. Paredes e mobiliário diminuem a capacidade de transmissão e assim enfraquecem o sinal Wi-Fi.


Fatores de interferência inesperados

O facto de paredes e tetos abrandarem a ligação Wi-Fi provavelmente não é uma surpresa para a maioria das pessoas. Mas muitas vezes é uma surpresa saber que outros objetos do dia-a-dia também se encontram entre os inimigos naturais das ligações Wi-Fi estáveis. Micro-ondas, acessórios de computador sem fios e monitores de bebés são alguns exemplos do que pode interferir com o Wi-Fi devido às ondas de rádio. Até a água abranda os sinais – e não tem de ser água num grande aquário em casa. Tubagens, aquecimento central e até vasos de flores e estendais com roupa molhada podem impedir as divisões de obter uma boa receção Wi-Fi.


Encontrar a posição certa

Devido a estes fatores externos, a sua procura pelo local ideal para o repetidor pode demorar algum tempo. É geralmente aconselhável experimentar locais diferentes e avaliar a qualidade da ligação, por exemplo, através de medições de teste de velocidade. Repetidores de última geração, como os da fabricante alemã devolo, oferecem bastante conforto de utilização a este respeito. Na frente dos dispositivos existe um mostrador LED que indica a qualidade do sinal recebido, para que possa ver diretamente a força da ligação.

 

Os utilizadores tecnologicamente mais competentes que queiram saber exatamente isto também podem pesquisar na Internet e encontrar várias soluções de software para gerar heatmaps Wi-Fi. Estas são instaladas, por exemplo, num portátil para verificar a qualidade do sinal em várias áreas da casa, e para marcar lacunas wireless numa planta.


A alternativa para longas distâncias

Quando posicionados corretamente, os repetidores Wi-Fi, como os novos modelos devolo Wi-Fi 6 Repeater, melhoram o alcance do Wi-Fi doméstico e garantem uma cobertura Wi-Fi significativamente mais estável e rápida. Mas mesmo estes podem atingir os seus limites, particularmente se o Wi-Fi for necessário em vários andares. Nestes casos, a devolo recomenda o uso da tecnologia Powerline, que a devolo oferece com a sua série de produtos Magic. Estes adaptadores são também operados de forma muito fácil em tomadas elétricas. A diferença para um repetidor é que estes adaptadores usam a rede elétrica como um longo cabo de dados para comunicar entre si. Desta forma, o sinal de rede pode ir de um andar para o outro sem ser abrandado por tetos ou tubagens. Depois, no destino pode ligar dispositivos finais conforme necessário, usando quer um cabo quer Wi-Fi.

 

É assim que os repetidores ou adaptadores Powerline com uma função Wi-Fi criam a rede doméstica personalizada perfeita.


Internet forte diretamente da Alemanha

A devolo, uma empresa alemã com sede em Aachen, tem vindo a desenvolver uma tecnologia poderosa para redes inteligentes há 20 anos. Os utilizadores recebem tudo o que precisam para uma ligação forte nas suas próprias quatro paredes a partir de uma única fonte. O atual portfólio de produtos inclui soluções flexíveis para a expansão personalizada da rede doméstica usando repetidores ou adaptadores Powerline, que podem ser convenientemente controlados através de uma app para smartphones e tablets.

 

Mais informaçõeshttps://www.devolo.pt/


 

0 comments:

Enviar um comentário