27/02/2023

27/02/2023

Livro - Introdução à Cibersegurança


Um compêndio de informação sobre segurança. 

A editora FCA anuncia a publicação da 2ª edição de “Introdução à Cibersegurança - A Internet, os Aspetos Legais e a Análise Digital Forense” com conteúdos atualizados, numa altura em que este tema está na ordem do dia, atendendo ao aumento expressivo do número de ciberataques a que temos vindo a assistir nos últimos anos.

 

Esta atualização contribui para a formação contínua dos utilizadores sobre o funcionamento da Internet, dos seus principais serviços e das estratégias de prevenção que aí podem ser aplicadas, com vista à gestão e à minimização dos eventuais riscos da sua presença no ciberespaço.

 

Através de uma linguagem simples, o livro apresenta-se como uma preciosa fonte de informação sobre os variados temas de interesse no âmbito da segurança na Internet e é dirigido aos profissionais que pretendam adquirir conhecimentos introdutórios e competências nas áreas da investigação da Criminalidade Informática e da Análise Digital Forense, bem como aos estudantes de Informática, de Direito e de outras áreas relacionadas e também ao público em geral.

 

Este livro contempla três áreas distintas, que, embora científica e tecnicamente distantes, quando abordadas em conjunto, acrescentam valor na compreensão das medidas proativas de segurança que se poderão implementar na Internet e no ciberespaço, designadamente: i) funcionamento da Internet e dos seus serviços; ii) funcionamento do sistema judiciário português; e iii) análise digital forense. Igualmente relevante é a introdução ao funcionamento de dois conceitos relacionados com a segurança do ciberespaço: i) as redes sociais; e ii) a dark web.

 

“Esperamos que esta edição atualizada possa contribuir para uma melhor compreensão sobre o funcionamento da Internet e dos seus serviços, com vista a uma atitude proativa na sua utilização diária. Contamos igualmente fornecer um enquadramento sólido sobre os principais desafios atuais da segurança da Internet, da cibersegurança e da análise digital forense.”

 

Mário Antunes e Baltazar Rodrigues

In Introdução


Capítulos – Principais conteúdos: 

·         Internet, Cloud, IoT e Big Data

·         Redes Sociais

·         Sistema Judiciário Português

·         Gíria do Cibercrime

·         Análise Digital Forense

·         Recolha de Dados em Fontes Abertas

·         O Lado Oculto da Web e as Criptomoedas 

 

0 comments:

Enviar um comentário