25/04/2023

25/04/2023

Google Arts & Culture - proteção dos recifes de coral


Como ajudar os cientistas a proteger os recifes de coral.

Os recifes de coral são alguns dos ecossistemas mais vulneráveis na Terra e, devido à crise climática, estão a diminuir num ritmo crescente.  Temos colocado hidrofones — microfones projetados para serem usados debaixo de água — em recifes de coral em todo o mundo, incluindo em áreas marinhas protegidas. Estes dispositivos registam os sons da vida marinha e proporcionam uma nova compreensão sobre a saúde, a biodiversidade e a atividade dos animais nestes preciosos habitats. Uma nova investigação descobriu que quando estes sons são reproduzidos em altifalantes subaquáticos em habitats danificados eles podem ser usados para chamar novos recrutas – e é por isso que o nosso projeto e a plataforma de acompanhamento on-line receberam o nome de “Calling in our Corals”.

Através desta nova plataforma, estamos agora a convidar o público a ouvir as nossas gravações – realizadas em 10 recifes de países como a Austrália, Indonésia, Filipinas, Estados Unidos, Panamá ou Suécia – e ajudarem-nos a obter dados valiosos sobre a saúde destes recifes. Ao trabalhar em estreita colaboração com o Google Arts & Culture, este projeto irá dar um salto valioso na aceleração desta missão bioacústica

Através das contribuições desta audição coletiva, poderemos começar a treinar modelos de IA para ouvir recifes e acelerar a monitorização e a medição do sucesso de áreas marinhas protegidas e os seus programas de recuperação. Esperamos que, no futuro, a IA identifique automaticamente os sons das diferentes espécies para que possamos entender melhor a diversidade do nosso oceano.

Conheça, em pormenor, este novo projecto do Google Arts & Culture no blog da Google Portugal.  

0 comments:

Enviar um comentário