04/09/2011

04/09/2011

SwitchPro Widget

Os nossos Android são máquinas maravilhosas, fazem tudo e mais alguma coisa, mas sem bateria servem apenas de pisa-papéis. Como podemos contornar esse problema e aumentar a autonomia?

Uma das formas mais simples é activar os serviços apenas quando precisamos deles.


Foi por isso que o widget Controlo de Energia que vem de raiz com o Android ganhou lugar cativo no meu homescreen e aposto que acontece o mesmo no da maioria dos utilizadores.
Rapidamente este widget se tornou "curto" para o que eu pretendia, mas encher o ecrã com outros ícones ou widgets que apenas tinham uma única função parecia-me um desperdício de espaço.
Ao sondar o Android Market fui encontrando opções, algumas gratuitas e limitadas, outras caras, outras pesadas ou complicadas, até que dei com o SwitchPro, que juntava o que eu procurava por um preço bastante acessível: 0,68€

Onde anteriormente colocava 5 botões não configuráveis, agora coloco 8 que posso configurar ao meu gosto, de entre mais de duas dezenas, aproveitando muito melhor o espaço disponível.

No meu caso optei por colocar os botões de Wi-Fi, Bluetooth, GPS, AutoSync, 3G/2G, Auto rotação do ecrã, desactivar o standby do ecrã e brilho, porque são as opções que no meu caso me são mais úteis e permitem gerir melhor a energia, mas são livres de escolher as opções que quiserem, pela ordem que entenderem.


No menu de configuração existem várias opções de personalização:
- número de botões (de 4 a 8);
- fundo;
- cor dos ícones;
- cor que indica a activação;
- ícones customizáveis 



Podem ainda utilizar o temporizador para definir automaticamente a que horas pretendem que algumas das opções se activem ou desactivem automaticamente.


As opções são inúmeras, pelo que a possibilidade de fazer backup e restore da nossa configuração é muito apreciada.
É uma aplicação altamente aconselhada pela sua utilidade para todos os utilizadores do sistema Android, por um custo inferior ao dum café.

SwitchPro Widget

5 comentários:

  1. Esta é mais uma das apps residentes.

    Ainda tenho de descobri porque razão não o consigo instalar no Transformer.
    Desconhecia a função de temporizador. A rever.

    ResponderEliminar
  2. Dizes q tem butão 2G/3G, isso funciona mesmo ou so leva pra pagina dos settings onde se muda essa opção?!?
    É que até agora, n vi nenhuma app q fizesse directamente isso, ok conheço uma, uma q ta no xda, mas n funciona em todas as roms...

    ResponderEliminar
  3. @Anónimo,

    No caso do SwitchPro, é um atalho para as definições de rede.

    Quanto a uma forma automática de mudar entre 2G/3G, recomendo o SuperPower - http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=807989

    ResponderEliminar
  4. Como alternativa grátis, eu uso o widgetsoid, que tem funcionalidade muito parecida...

    ResponderEliminar
  5. Penso que no 2.1 e anteriores o botão 2G/3G funciona directamente. A partir do froyo leva para as definições.

    ResponderEliminar