09/01/2013

09/01/2013

AquaMail

Hoje vamos espreitar rapidamente uma alternativa ao cliente de email default do Android - o Aqua Mail. Com suporte a múltiplas contas e configuração automática, incluindo contas empresariais, apresenta-se como um sério concorrente aos conhecidos K-9Enhanced Email.


Disponível para Android 2.1 ou superior, o AquaMail é uma excelente opção para quem usa múltiplos serviços como Gmail, Outlook/Hotmail, Yahoo, Lotus Notes, etc. e pretende ter acesso através de uma interface unificada, que aqui dá pelo nome de Smart Inbox. Esta apresenta as mensagens dos vários serviços em uma única lista de acesso directo, eliminando assim a necessidade de alternar entre contas.

Com uma interface simples, mas moderna e intuitiva, no primeiro acesso é pedido para efectuar a configuração da primeira conta de email. Basta seguir o assistente, e três ou quatro cliques depois estamos a consultar as nossas mensagens.


Com outros clientes de email tive alguma dificuldade em conseguir configurar o novo serviço da Microsoft, Outlook.com. Com o AquaMail tudo se passou de forma transparente: bastou indicar o endereço de email e a password, e foi configurado quase de automática.


O suporte a serviços como Exchange e Lotus Notes está dependente do servidor que deve suportar conexões via IMAP ou SMTP (default).

Em contas IMAP é possível usar e visualizar as pastas criadas no servidor (com excepção das pastas do Hotmail), bem como fazer a sincronização das mensagens enviadas ou apagadas e até dos drafts. Da mesma forma, faz uso da tecnologia Push mail (IMAP IDLE), desde que o servidor também ofereça esse suporte.


Com uma interface desenhada também a pensar nos Tablets, não desaponta em ecrãs mais reduzidos. Estão presentes os sempre úteis widgets, que permitem ter no ecrã a contagem ou as últimas mensagens recebidas.




Este cliente de email destaca-se ainda pelas capacidades de configuração: são imensas. A quantidade de opções disponíveis é impressionante, e vai agradar por certo aqueles que gostam de controlar os aspectos do software que usam ao pormenor. Existe alguma integração com o Tasker (verificar email e alterar parâmetros), e é possível fazer parametrizações distintas para WiFi ou dados 3/4G.


Para quem não pretende ir tão a fundo na parametrização, existe um modo "fácil" muito menos extenso. Apresenta apenas as opções mais comuns e é o modo por defeito quando acedemos à configuração a primeira vez.

Cada  utilizador tem necessidades distintas, e por isso cabe a cada um decidir se o AquaMail é de facto uma alternativa eficiente e melhorada em relação ao cliente de email que usam actualmente.

Aconselho uma consulta à página de FAQ's, onde podemos obter informação pertinente e alguns truques e dicas sobre como usar esta app da forma mais eficiente.


Nota final para as limitações: a versão gratuita apenas permite a configuração de duas contas de email e acrescenta a frase "Sent with Aquamail for Android" a todas as mensagens enviadas a partir da app. Por uns expressivos 3,77€ podemos remover o limite de duas contas, usar email alias, e remover a frase acima em cada mensagem enviada.



AquaMail, por Kostya Vasilyev


0 comments:

Enviar um comentário