10/11/2013

10/11/2013

Resumo da semana

Depois uma semanas agitadas, com muitas novidades, tivemos agora direito a uns dias mais calmos, sempre uma boa oportunidade para digerir os acontecimentos mais importantes.
Houve no entanto algo que embora não tenha merecido grande destaque incialmente, parece agora começar a despertar a curiosidade da comunidade Android. Falo-vos do ART.

O ART é um compilador AOT (Ahead-of-time), ou seja, o trabalho que o Dalvik faz repetidamente, o ART faz apenas uma única vez no momento da instalação da app. Isto tem o inconveniente de poder demorar um pouco mais durante o processo de instalação, mas tem a grande vantagem de ficamos com apps "nativas" prontas a executar sem qualquer passo adicional de interpretação, aumentando a velocidade de execução das apps.
Este pode bem ser o ponto de partida para eliminar os pequenos atrasos na resposta que tanto são alvo de críticas no Android. A ver vamos o que sai daqui.

Podem ler mais sobre o assunto no AadM


Flowdoku

Temos 4 níveis de dificuldade ao nosso dispor, com vários tabuleiros de jogo em cada um.
Nem todos os tabuleiros estão directamente acessíveis. Podemos adquiri-los com diamantes, sendo que começamos o jogo com quantidade suficiente para adquirir 3 novas secções (se não estou enganado). Pelo que percebi, o Facebook também pode ser uma fonte para obtenção de diamantes.

Juntando os grátis com os que podemos adquirir sem custos, já temos uma quantidade de jogos significativa ao nosso dispor.

O Flowdoku, ao invés de números, joga-se com figuras geométricas, mas o princípio é o mesmo: temos de garantir uma determinada sequência por linha/coluna.
A sequência a obter varia com o nível onde se esteja a jogar. No jogo, temos a informação de qual é a que devemos utilizar em cada nível.

Para mudar de figura, basta tocar na mesma. Como temos três figuras diferentes, ao fim de três toques, voltamos à figura inicial.


CTT 

Os CTT lançaram recentemente uma app para Android que vem ajudar os seus clientes.

Nesta app é possível fazer o seguimento de encomendas e cartas registadas, saber qual a estação dos CTT mais próxima, pesquisas códigos postais e ainda pedir o reencaminhamento de objectos registados através do serviço SIGA.

Se costumam utilizar as ex-SCUT, também podem ver se têm algum valor para pagar, mas não é possível fazer o pagamento através da app - quem sabe se no futuro será possível?

Um dos pormenores mais referidos nos comentários dos utilizadores desta app é o facto de não ser possível ler os códigos de barras dos registos para fazer o seu seguimento (têm que ser introduzidos manualmente); ora aqui está uma funcionalidade cuja implementação seria muito apreciada pois poupava algum trabalho a quem quer fazer o seguimento dos objectos registados.

De qualquer forma, a app dos CTT já é uma mais-valia para quem costuma utilizar estes serviços.



Edge: Quick Actions

Uma forma alternativa de interagir com  o seu equipamento Android.

Já não deve ser novidades para muitos de vós que uma das características que mais aprecio no Android é a quase infinita possibilidade de o poderemos configurar ao nosso gosto.

É frequente por aqui passarem aplicações para este fim, e hoje temos mais uma boa proposta neste campo: Edge: Quick Actions.

Esta aplicação tem três secções distintas. A superior com atalhos para ligar/desligar algumas das funções/serviços mais utilizados, a central com as aplicações a correr (e favoritos), e a inferior com quatro atalhos para acesso ao ecrã inicial, aplicações e média player.

Para chamar a aplicação, basta tocar na zona que tivermos definido para o efeito. Se levantarmos o dedo, a aplicação vai-se ocultar. Temos de deslocar o mesmo para a funcionalidade que pretendemos activar. Ao passar sensivelmente o meio do ecrã, a aplicação já permanece activa, não se escondendo.

As definições estão divididas por secções. As possibilidades de configurações são imensas.
Nem todas estão acessíveis. Para poderem utilizar a aplicação na sua plenitude deverão adquirir a versão paga (1,99€).

Este Edge: Quick Actions parece-me particularmente interessante, mas a sua utilização está directamente ligada às capas protectoras que possam ter nos vossos equipamentos. Se estas protegerem as laterais, dificultam a chamada da aplicação.

Um tablet, sem capas, ou pelo menos sem restrições nas laterais é um bom candidato a utilizar esta aplicação. Se aproveitarmos a oportunidade e escondermos a barra inferior do Android, ganhamos espaço efectivo e não ficamos a perder funcionalidades.


Red Bull Kart Fighter 3

Como seria de prever num jogo com a "chancela oficial" de uma marca como a Red Bull, o que não falta é publicidade a esta marca de bebidas energéticas espalhada por todo o jogo, o que não evita a existência das já tradicionais compras in-app.

Para nos ajudar a evoluir na carreira de piloto, contamos com a preciosa ajuda do Mecânico que é uma espécie de tutor e gestor durante todo o jogo, definindo objectivos, ajudando na personalização e melhoramento do kart através das suas "Wild Cards".

No RB Kart Fighter 3 é possível optar por diversos tipos de jogo, competir contra outros amigos do Facebook e durante as corridas não faltam os saltos, derrapagens e muitos outros truques à vossa disposição.


Aviate

O Aviate é um laucher, mas ao contrário de muitos outros que estão disponíveis no Google Play, não se fica por algumas alterações cosméticas, bem pelo contrário. O Android que estamos habituados a ver é virado do avesso, transformando a experiência de utilização. Ficam desde já avisados que é mesmo muito diferente que normalmente vemos a correr no Android.

Antes de mais, cabe-me informar que esta aplicação ainda está em fase de testes, e para terem acesso à mesma necessitam de um convite. Podem recorrer a um amigo que já esteja a utilizá-la ou em alternativa, solicitar um convite na comunidade do G+.

O Aviate tem a capacidade de se transformar e adaptar em função do local e altura do dia em que nos encontremos. Desta forma, temos acesso à informação mais pertinente no momento, seja ao acordar, ao conduzir ou ao jantar.
As aplicações passam a estar organizadas por colecções, agrupadas por área de interesse. Em alternativa, têm a ordem alfabética.

Melhor que apresentar a lista de funcionalidades, é passar a palavra ao +Pedro Rodrigues , que vos vai apresentar as suas primeiras impressões relativamente a esta aplicação.





Milk The Cow

Alguma vez ordenharam uma vaca?

A app inútil desta semana, o Milk The Cow, proporciona a qualquer pessoa, que tenha um dispositivo Android, a possibilidade de "treinar" para executar a árdua tarefa de ordenhar uma vaca.


Assim, se um dia precisarem de ordenhar a Mimosa (ou outra vaca qualquer), já estarão preparados.



Galaxy S3, breves considerações

Para lá dos jogos e aplicações, tivemos ainda um vídeo sobre o Galaxy S3, que já não é propriamente uma novidade, mas continua a ser um equipamento muito interessante, especialmente se for adquirido a um preço convidativo.

O +Pedro Rodrigues  encontrou um bom negócio e adquiriu um S3. Como podem haver mais pessoas a pensar avançar para esta aquisição, decidiu partilhar com a comunidade as suas primeiras impressões sobre este equipamento.




Notícias do mundo Android:


Google revela Nexus 8 acidentalmente?
Algumas das novidades do Android 4.4 KitKat
Caller ID com novas funcionalidades no Android 4.4
Querem saber como é um Nexus 5 "por dentro"?
Nexus 7 de 2012 por €179 na Worten
"Guerra" de teclados?
Comparação entre smartphones Nexus
Google vai substituir Dalvik pelo runtime ART
Teste de queda do Nexus 5
Bateria do Nexus 5 comparada com a concorrência
Novas apps do Hangouts (com SMS) e Teclado do KitKat já chegaram à Play Store 
Novidades da semana



Smartphones "sem margens" com OLEDs Flexíveis
Samsung Z9005 dá início à ofensiva Tizen?
Microsoft ganha 2 mil milhões por ano à custa do Android
Google Maps volta a ter o Pegman e adiciona informação do Waze
Actualização do Play Service no Android pode desactivar Segurança Remota do Android Device Manager
Como modificar o Launcher no Android 4.4 KitKat

0 comments:

Enviar um comentário