30/03/2014

30/03/2014

Resumo da semana

Mais um domingo, e como não podia deixar de ser, o habitual, e também obrigatório resumo da semana.

Numa semana relativamente calma, o destaque é divido por dois assuntos: a apresentação do novo HTC One, e a disponibilização (de forma gratuita) do Office para "smartphone".

O M8 é o natural sucessor do M7. Sofre um natural aumento nas suas dimensões, recebe o cpu mais potente da actualidade, mas estranhamente a câmara parece estar longe do que seria desejável para um topo de gama.

A Microsoft, paralelamente ao lançamento do Office para iPad (pago), passou a versão Android para grátis, tal como a versão para iPhone.
São sem dúvida boas notícias para quem utiliza os seus equipamentos móveis para trabalhar.


Link Bubble 

Uma das maravilhas de uma plataforma com muitos utilizadores é o facto de atrair a atenção dos programadores.
Quantidade não implica necessariamente qualidade, mas pode contribuir decisivamente para que surjam aplicações de enorme valia.

A que app que hoje apresentamos, Link Bubble, enquadra-se nas que pode ter grande utilidade para um vasto leque de utilizadores, nomeadamente para os que são consumidores de informação proveniente das redes sociais.

Quando estamos a consultar o Twitter, G+, Facebook, e queremos aceder a um link externo, temos de esperar que o mesmo carregue, e somente depois podemos ler o seu conteúdo.

O que o Link Bubble faz é carregar a informação em background, e só nos apresenta a mesma quando o conteúdo já esta disponível. Desta forma, podemos continuar a consultar a rede social em questão, sem perder tempo desnecessário em esperaras intermináveis.
Artigo completo aqui: LINK


Newsbeat - uma app que te lê as notícias 

Há muito que venho a dizer que precisamos de apps que saibam falar, e é com agrado que vejo a chegada desta Newsbeat... embora queira mais, muito mais.

Hoje em dia temos smartphones capazes de nos ouvir e reconhecer o que dizemos, e capazes de ler textos com vozes sintetizadas de alta qualidade. No entanto, são coisas que continuam a permanecer largamente inexploradas - e bastará sentarmos-nos ao volante de um automóvel ou partirmos para uma sessão de jogging para o descobrirmos. Assim que deixa de ser conveniente olhar para o ecrã do smartphone ou de tocar nele... a sua utilidade decresce para níveis "pré-históricos".

Sim, podemos recorrer a opções de acessibilidade para fazer com que os dispositivos nos leiam o que está no ecrã, mas se quiserem utilizar o Facebook, Twitter, ou app de notícias - coisas que poderiam gostar de ir acompanhando enquanto conduzem ou fazem alguma actividade física - depressa se descobre que não temos muitas (nenhuma?) opção para podermos ouvir o que por lá se passa.

Esta Newsbeat pretende ser uma app de notícias que funciona como uma rádio personalizada, mas penso que não seria difícil aos actuais developers de apps de feeds, notícias, etc. adicionarem um modo "mãos livres" que permitisse aos utilizadores ouvirem as suas apps. É tempo de ensinarmos as apps a falar, e é também uma excelente oportunidade para que uma app se destaque das demais oferecendo estas funcionalidades.


Traal 

Nem sempre são necessários gráficos xpto para criar um jogo altamente cativante. Hoje temos um desses exemplos.

Este Traal é claramente inspirado nos filmes de terror. A acção decorre num ambiente sombrio e sinistro, que é acompanhado por uma banda sonora igualmente peculiar, mas bem a preceito.

Temos de conduzir um boneco por entre os obstáculos e criaturas. Como é de noite, temos de utilizar uma lanterna para alumiar o caminho.
As criaturas não podem ver a nossa luz, caso o tal aconteça, voltamos ao ponto inicial da sala onde nos encontrarmos (um pouco à imagem de um manic miner ou jet set willy).

Há que avaliar as possibilidades, estudar as mesmas e experimentar a sua exequibilidade. Se não resultar, voltamos a tentar com outro percurso.

O movimento do boneco é conseguido através do toque no ecrã. Este é talvez o ponto menos conseguido do jogo. É bastante mais difícil de controlar a direcção da luz com o este sistema de controlo, do que com um teclado.

Nota: o jogo utiliza o Air da Adobe. Se não o tiverem instalado, ao correr a aplicação, são convidados a fazê-lo.



eMed.pt - Poupe na Receita 

O Infarmed apresentou no início deste ano a app "Poupe na Receita", cujo objectivo é ajudar os portugueses a pouparem na conta da farmácia, mas na altura só estava disponível para iOS. Agora, o eMed.pt - Poupe na Receita, também já está disponível o Android.

O eMed permite a consulta dos preços dos medicamentos, facilitando o processo de escolha do medicamento a comprar na farmácia, tendo em consideração os diversos valores de fármacos equivalentes.

Para identificar um medicamento é possível fazer a leitura do código de barras a partir da embalagem do medicamento ou da receita médica (ou em alternativa, utilizar a pesquisa "tradicional", introduzindo o nome do medicamento), sendo posteriormente apresentadas todas as alternativas à disposição do utente, com indicação dos respectivos preços, o que permite escolher qual o que melhor se adequa à carteira de cada pessoa.

O eMed disponibiliza também algumas informações habitualmente presentes na bula (o folheto informativo) dos medicamentos, permite criar alertas para que não se esqueçam de tomar o medicamento "a tempo e horas", sendo também possível consultar informações sobre as farmácias mais próximas e de serviço (incluindo o contacto telefónico e navegação até à farmácia).



LastPass já preenche password nas apps 

Hoje em dia toda a segurança é pouca, e utilizar passwords repetidas ou facilmente decoráveis é meio caminho andado para que qualquer hacker a consiga decifrar em poucas horas (ou minutos). É por isso altamente aconselhado a utilização de um serviço de gestão de passwords... só que esses serviços nem sempre são tão fáceis de utilizar como se desejaria. Agora, o LastPass dá mais um passo nesse sentido, passando a poder fazer login dentro de outras apps no vosso Android.

Habitualmente, este tipo de apps apenas é capaz de fazer o login automático em serviços web dentro do vosso browser, mas com a mais recente actualização do LastPass para Android isso passa a acontecer também com todas as apps que vos pedirem as vossas credenciais.

Por agora ainda têm que seleccionar manualmente qual dos logins querem utilizar, sendo previsível que no futuro o processo possa ser ainda mais automatizado, detectando automaticamente qual a app e associando ao login respectivo, tornando todo o processo ainda mais fácil para o utilizador. Se bem que... o ideal seria podermos dizer adeus às passwords.

Não se esqueçam que mesmo com a segurança acrescida fornecida por estes gestores de passwords, deverão continuar a ter cuidado com aquilo que fazem. Uma app mal concebida, ou um malware que esteja a espiar aquilo que escrevem poderão rapidamente revelar até a mais críptica password gerada por estes sistemas. Por isso, se for algo que realmente desejem manter em segurança, não deixem de activar um moto de autenticação "2 factor" que utilize um código adicional, enviado via SMS ou gerado numa outra app, para além da password habitual.



PoopLog 

O PoopLog é uma app que serve para fazer o registo da vossa actividade intestinal, sendo possível registar pormenores como o "tipo de fezes", a quantidade e a data/hora.

Mas não é tudo, pois ainda podem adicionar notas ou até mesmo uma foto da vossa obra de arte e posteriormente fazer a sua partilha no Facebook, Twitter, Tumblr, etc.

Por isto é que o PoopLog pode ser considerada uma app de m***a ;-)



Terminada a revista das aplicações e jogos que marcaram a semana, é chegada a vez das notícias:


Notícias do mundo Android


Android 4.4.3 já está em fase de testes
The Collectables - a qualidade Crytek chega aos dispositivos móveis



0 comments:

Enviar um comentário