28/09/2014

28/09/2014

Resumo da semana

Esta foi uma semana bastante calma, onde para lá de muita parvoíce à volta da resistência do iPhone 6 à flexão, tivemos apenas muita especulação sobre o Android L e os próximos Nexus.

Relativamente ao Android L, já sabemos praticamente tudo, faltando apenas a data de lançamento e os equipamentos que o irão receber. Nexus 5 e 7 (2014) estão garantidos. Nexus 4, 10  e 7 (2013) permanecem nos segredos dos deuses. Quanto ao 4, há algumas informações, mas nada de oficial. Os tablets, é quase certo que irão morrer como estão. A ver vamos.

Novos Nexus, aqui sim ainda há muito por saber. Um tablet 8.9" da HTC e dois smartphones Motorola (5,2" e 5.9") têm sido apontados como os novos centros das atenções de todos aqueles que preferem um Android "puro".

Outubro parece ser um mês de decisões. Já não falta tudo ;)

Para já, temos a revista da semana.


Huerons

O Huerons é mais um jogo que vai obrigar a exercitar os vossos neurónios.

A ideia por detrás deste jogo é bastante simples: fundir os Huerons (pequenos pontos coloridos) até que sobre apenas um no ecrã. Para fundir os Huerons basta carregar numa célula vazia e todos os pontos em seu redor serão fundidos num único.

Ao início parece simples, mas rapidamente a dificuldade começa a aumentar à medida que avançamos pelos 100 níveis.

Existem 9 tipos diferentes de Huerons, que se comportam de formas distintas; os roxos e verdes só se fundem com pontos da mesma cor; os "Blenders" ajudam a fundir pontos de duas cores diferentes; por outro lado, os "Camaleões" estão constantemente a mudar de cor.

É interessante o facto do jogo incluir um modo para daltónicos, garantindo que todos podem matar a cabeça a resolver os puzzles do Huerons.



MEO Taxi chega ao Porto

Se usam frequentemente os táxis para se deslocarem para onde precisam, a partir de agora têm uma forma mais cómoda de fazer os pedidos na cidade Invicta. A app MEO Taxi já pode ser usada na cidade do Porto para requisitar um táxi para o local onde se encontram.


Ora aqui está aquilo que os serviços de Táxi tradicionais têm que fazer para enfrentar a concorrência, em vez de fazerem as tristes figuras como em França (em que se aprovam lei que proíbem o uso de geolocalização, ou que obrigam a que os novos serviços tenham que "regressar à base" após cada viagem).

Agora já é possível utilizar a app MEO Taxi para pedir um táxi no Porto usando uma app Android ou iOS, permitindo ainda escolher diversas opções, como transporte de animais, ter ar condicionado, carrinha, aceitar pagamentos MB, etc. No caso de turistas, é também possível requisitar um táxi com um condutor que fale diferentes línguas (Inglês, Alemão, Francês, Espanhol, Italiano).

O MEO Táxi já conta com parcerias com cooperativas como a Raditáxis (Porto), a Taxintra (Sintra), a Taxis Coope (Vila Nova de Gaia), Central de Táxis Andique (Braga) e Táxis Póvoa (Póvoa do Varzim) estando previsto o seu alargamento a ainda mais áreas do país.

Agora só falta adicionarem a possibilidade de se fazer o pagamento directamente através da app e deixar uma classificação ao condutor... e deixam de ter que recear os serviços como o Uber.



Freaking Math

Na 2ª feira apresentei-vos o Huerons, um jogo que vos obrigava a puxar pelos neurónios, e para não perderem o "andamento", hoje é a vez do Freaking Math, um jogo em que terão que fazer contas de cabeça de forma rápida.

Se pensavam que eram "craques" na matemática, este pode ser o jogo que vos vai fazer pensar duas vezes.
É que quando digo "fazer contas de cabeça de forma rápida", quero dizer mesmo muito rápida, porque no Freaking Math têm apenas um segundo (!) para indicar se a conta que aparece no ecrã está ou não correcta.

O objectivo é alcançar o maior número possível de respostas acertadas, e provar aos vossos amigos que têm maior destreza para fazer contas de cabeça.

Vai um desafio? Que tal divulgarem o vosso melhor resultado nos comentários?



FIFA 15 Ultimate Team

Já chegou ao Android a última versão de um dos mais famosos jogos de futebol, o FIFA 15 Ultimate Team.

Sou um apreciador deste tipo de jogos, mas acabo por não ter paciência/disponibilidade para usufruir dos mesmos.
Quando sai uma nova versão, lá arranjo tempo para uns momentos de diversão.

Este FIFA 15 tem uma particularidade interessante, começamos o jogo com uma equipa que é criada de forma aleatória.
Cabe-nos depois a missão de organizar e melhorar a equipa, ajustando as tácticas, contratando novos jogadores e, jogando, naturalmente.

O sistema de controlo é bastante versátil, pois oferece os tradicionais comandos e junta-lhes o sistema de toque no ecrã.
Os gráficos têm boa qualidade, e as repetições estão bem conseguidas.

Paralelamente ao jogo temos um sistema de duas "moedas" virtuais, claro está ligadas a compras via app.
Não joguei muito, mas fui logo bombardeado com várias ofertas (pagas), as quais declinei.

Se este sistema de compras não influir com o jogo a jogabilidade a longo prazo, temos jogo :D



Ready deixa-te sempre pronto a atender qualquer chamada

Lembram-se do Ready para Android de que falamos há alguns meses? Pois bem, agora está com os bug totalmente eliminados (ou assim se espera) e está prestes a ficar disponível publicamente na Play Store.

O Ready é um gestor de contactos e chamadas para o teu Android que vai mudar por completo a forma como fazes e atendes as tuas chamadas. Para além de ter muito bom aspecto (não se pode subestimar o efeito visual agradável de uma app), aquilo que mais gosto neste Ready é a funcionalidade que nos permite, enquanto o telefone está a tocar, termos acesso imediato a todo o tipo de informação recente sobre esse contacto. Emails, mensagens, eventos, tudo isso fica imediatamente acessível e permitindo ficar com uma ideia sobre o propósito da chamada.

Depois da chamada, o Ready dá-te também várias opções comuns - como marcar algo na calendário, fazer uma nova chamada, enviar um email ou mensagem ou, no caso de ser um novo contacto, podermos gravá-lo.

O Ready é gratuito mas tem algumas funcionalidades que poderás desbloquear mediante o pagamento in-app ou usando um sistema de partilha em que irás ganhando créditos por cada pessoa que instalar a app referida por ti, e que poderás usar para aceder a novos temas, ringtones, teclado T9, remover publicidade... ou activar o modo Premium que te dá acesso a tudo isso.



Car Key

A app inútil desta semana é o Car Key.

Esta app simula o comando à distância de alguns carros de marcas alemãs (Audi, Volkswagen, BMW e Mercedes), não faltando a simulação dos sons e piscar de luzes das viaturas, sempre que o comando é accionado.

Se tiverem uma viatura de uma destas marcas, podem aproveitar para tentar enganar os vossos amigos, fingindo abrir o carro com o telemóvel, enquanto na outra mão utilizam o comando real ;-)


Terminada a revista dos jogos e apps, passemos às notícias que marcaram a semana.


Notícias do mundo Android:

Novidades e promoções
Hacked, um jogo para programadores
Xperia Z3 bate Huawei Mate 7

0 comments:

Enviar um comentário