06/11/2014

06/11/2014

Últimas


Office para Android (e iOS) será gratuito


Já era possível utilizar o Office no Android há algum tempo, mas hoje a Microsoft decidiu jogar uma cartada de peso, anunciando a disponibilização gratuita do Office para Android iOS, smartphones e tablets.

"With Office on nearly every device, it’s incredibly important to us that customers have a consistent experience and the ability to do more–anywhere and everywhere. So, starting today, people can create and edit Office content on iPhones, iPads, and soon, Android tablets using Office apps without an Office 365 subscription."

Passa então a ser possível editar os documentos sem necessidade de subscrição do Office 365. Há contudo uma ressalva...
"Of course Office 365 subscribers will continue to benefit from the full Office experience across devices with advanced editing and collaboration capabilities, unlimited OneDrive storage, Dropbox integration and a number of other benefits."

A edição será então limitada, resta saber quais os limites definidos pela Microsoft.


Para poderem testar a nova versão num tablet Android, têm que se inscrever no programa que a Microsoft criou para o efeito. Devem contudo satisfazer alguns requisitos.

"To be eligible for the preview you have to be using an Android tablet running Kitkat and your device screen size has to be within 7"-10.1". Please note that, for the preview, we are not seeking Android tablets running Lollipop. You will need to avoid any system updates to the OS on your device to continue to participate."

E termos de interface vamos ter algo na semelhante ao que actualmente é disponibilizado para os iPads, o que por norma significa boa qualidade.

São portanto boas notícias, mas há que analisar esta questão de uma forma abrangente.

"...não deixa de ser também um sinal claro de que a MS está consciente da mudança que se vai efectuando a cada dia; e de uma independência cada vez maior dos seus produtos por parte dos utilizadores de equipamentos móveis. É que o maior risco para a MS é que estes utilizadores comecem a pôr em causa se realmente necessitam do Office, face aos Docs do Google ou iWork da Apple, e que depois facilmente se poderá alastrar a um... "se posso sem o Office da MS, será que não posso viver também sem o Windows?"
Carlos Martins, AadM



Lollipop no forno


 Já sabemos que os OEM não encaram as actualizações da mesma forma e cada um define a sua própria política.
Já referi várias vezes que nos tempos do Windows Mobile, a comunidade de developers e utilizadores eram um excelente laboratório de testes para as versões finais do SO.


A LG e a Motorola já meteram as mãos à obra ( em breve vamos voltar a este assunto), e circulam na internet algumas imagens de equipamentos a correr o novo Android 5.0.
São naturalmente versões beta, mas já representam de certa forma aquilo que os utilizadores poderão encontrar na tão esperada actualização.
Será curioso verificar até que ponto as alterações adicionadas pelos fabricantes poderão "estragar" o material design.
Via Lifesgood e Phandroid



Xperia Z3 e o Android 5.0

Continuando nas actualizações, há que referir a Sony, que continua a marcar pontos, diferenciando-se em larga medida da generalidade dos OEM, onde só mesmo a Motorola joga no mesmo campeonato. A HTC, temos de esperar para ver...



Voltando à Sony, temos através do seu blog a notícia que o Android 5.0 chegou ao seu projecto AOSP, estando já "a funcionar" para os Xperia Z1,Z2 e Z3.

Ciente que há sempre utilizadores disponíveis para testes, a Sony promete em breve disponibilizar os binários (drivers) necessários para obter uma versão funcional do SO.

Para lá desta já louvável iniciativa, temos ainda um novo programa, se bem que limitado à Suécia.

O 3Beta é um programa piloto que irá permitir a um conjunto seleccionado de utilizadores a possibilidade de testar o Xperia Z3 e o Xperia Z3 Compact  com versões beta do Android 5.0 Lollipop.
O objectivo, segundo a Sony, é simples: obter o máximo de feedback possível de forma a tornar a experiência do utilizador ao correr o Android 5.0, tão boa quanto for possível.

Há por certo antigo utilizadores de Windows Mobile por entre os profissionais da Sony. É que só pode :)



Borlas do dia:


Curtas:

0 comments:

Enviar um comentário