04/12/2014

04/12/2014

Truecaller


Se estão desapontados por, numa era de tanta tecnologia, ainda terem que lidar com chamadas de números desconhecidos, há uma app que depressa se poderá tornar na vossa melhor amiga, prometendo identificar todo o tipo de chamadas e ajudar a evitar aquelas que consideram indesejáveis. E com 100 milhões de utilizadores, esta Truecaller já tem volume suficiente para lhe dar grande credibilidade.


Os telemóveis e smartphones podem ser um dos melhores amigos do Homem, mas são também uma potencial fonte de incómodos a toda a hora do dia. Quando surge um número desconhecido a telefonar-nos no ecrã, como poderemos saber se será alguém a tentar impingir-nos algum produto, ou se poderá ser algum amigo a telefonar-nos numa situação de emergência usando um telefone emprestado?


Este Truecaller é uma app que cria uma lista telefónica mundial via crowdsourcing, e onde todos são convidados a contribuírem com a sua própria lista de contactos (se assim o entenderem, obviamente.) A ideia é simples: se eu tiver na minha lista de contactos o número de telefone do "Restaurante da Esquina", se alguma vez receberem um telefonema desse número poderão ver o nome da empresa em vez de um número que nada vos diz (e recorrendo também a outras fontes de informação, como o Yelp, para identificar números de empresas.).


A parte interessante é que também podemos reportar quando se tratam de números de televendas ou outras chamadas indesejadas, e bloqueá-los de forma permanente.

Na versão mais recente para Android, a app até sugere automaticamente quem poderemos desejar contactar, com base no nosso histórico de comunicações, hora e local. Pelo que, se costumam ligar aos vossos pais ao final do dia, ou a determinado amigo ao fim-de-semana, esses contactos surgirão logo destacados na zona de sugestões.


Se estão interessados, para além do Android, o Trucaller também está disponível para praticamente todos as restantes plataformas: iOS, Windows Phone, Web, BlackBerry, Symbian e Nokias series 40.



0 comments:

Enviar um comentário