28/06/2015

28/06/2015

Resumo da semana



A semana foi particularmente calma, sem grandes novidades. Na realidade, basta OnePlus não se lembrar de ter grandes ideias, e a semana acaba por ser tranquila. Desta vez limitou-se a anunciar a data para a apresentação do OnePlus 2.

Por cá tivemos dois assuntos que merecem destaque.

A Yorn, numa medida algo surpreendente, acaba de abrir uma excepção, e os maiores de 25 anos têm até dia 5 de Julho para aderir ao tarifário Yorn X 5GB. Não sendo tarifário para todos, por certo que haverá quem lhe dê bom uso.

 A Bq anunciou que os novos modelos da série M, mais precisamente os M4.5 e M5 poderão ser adquiridos a partir do início de Julho.
A Alcatel por seu turno, antecipou-se e já tem no mercado os seus Idol 3 de 4,7 e 5,5", equipamentos para lutar por um lugar ao sol na cada vez mais disputada gama média.

Atendendo a que a Motorola ainda não apresentou a renovação da sua linha, e a Asus não aprece preocupada em nos fazer chegar o Zenfone 2, Bq e Alcatel preparam-se para disputar o mercado nacional.

Não há dúvida que este segmento é o mais interessante, apresentando hoje em dia uma relação preço/qualidade/desempenho difícil de bater por equipamentos da gama alta.
Contamos testar alguns dos equipamentos que disputam este sector, sendo que vamos iniciar a contenda com o Alcatel Idol 3 de 4,7".


Fiquem com o nosso resumo semanal.


Clay Jam - um jogo cheio de plasticina

Começamos a semana com um divertido jogo com bonecos de plasticina, o Clay Jam.

Neste jogo temos que ajudar os pequenos seres de plasticina a reconstruir o seu mundo, Clay Jam, que foi destruído por terríveis monstros.

Existem 5 colinas para reconstruir e para o fazer é necessário conduzir uma bola de plasticina (marcando o seu percurso no chão) para que esta destrua os monstros, aumentando assim o tamanho da nossa bola e obtendo bonificações de pontuação que vão ajudar a construir alguns itens para povoar as colinas.

O melhor deste jogo acabam por ser os seus gráficos, feitos à base de bonecos reais construídos com plasticina. No entanto, os efeitos sonoros também ajudam a criar o ambiente perfeito para fazer do Clay Jam um dos jogos preferidos dos mais pequenos.



O Android Wear ainda está a dar os primeiros passos, e por isso mesmo apresenta ainda alguns problemas de juventude.

Um dos aspectos mais importantes, e que acaba por cativar o utilizador são as Watch Faces. A Google parece estar ciente disso mesmo e apresenta 17 propostas para o vosso smartwatch.

Das 17 propostas, apenas duas são pagas. A oferta é variada, "Adorable, elegant or fierce", segundo a Google.

Temos oferta desde a Kitty, ao cubo de Rubik, passando pelo Terminator, Angry Birds, terminando numa sofisticada Bang & Olufsen.

Já não há desculpas para usarem um tema sofisticado no smartwatch.



Se passamos por uma fase em que as gerações mais novas se distanciam cada vez mais da política, será possível utilizarmos as novas tecnologias como forma de reavivar esse indispensável interesse para garantir que o sistema democrático continue a funcionar (e de forma mais eficiente)? É isso que tenta fazer a última app de Sean Parker, chamada Brigade.
Sean Parker é um nome que dispensa apresentações no mundo "digital", tendo sido o criador do Napster e tendo tido influência activa para transformar o Facebook naquilo que é hoje. Mais recentemente tem-se aventurar noutros projectos com aspecto mais social, como o Causes, e agora nesta app Brigade.

Com esta app o objectivo é facilitar a manifestação de pontos de vista e opiniões, sociais e políticas, permitindo avaliar a opinião pública dos demais utilizadores. É um sistema que "idealmente" permitiria ouvir opiniões em larga escala, potencialmente dispensando ou reduzindo recurso a referendos - permitindo igualmente tornar mais ágeis e frequentes a consulta da opinião pública a respeito de todo o tipo de assuntos.

Bem falando de coisas ideais, o ideal mesmo seria que este tipo de plataforma existisse a nível estatal, e no nosso caso, a nível europeu; para não ficar dependente de uma entidade privada. Mas na ausência de tal plataforma, é melhor "qualquer uma" que nenhuma.

... Interrogo-me apenas sobre quantos políticos com assento na Assembleia estariam realmente interessados em conhecer a opinião dos seus cidadãos? (Receio que na sua maioria prefeririam uma app que lhes permitisse continuar a manterem-se o mais afastados possíveis!) Mas pronto... esperemos que por altura que esta geração "das apps" chegue a estes postos, tenham um pouco mais de abertura e sensatez no que toca a aproveitar ao máximo todas as vantagens que as novas tecnologias permitem.



Não nos cansamos de recomendar o IFTTT e agora há ainda mais motivos para o fazer, com a chegada de novas funções e segurança acrescida via autenticação 2-factor.

Comecemos pela segurança. Para um serviço que agrega o acesso a dezenas de outros serviços, o IFTTT torna-se num potencial alvo para ataques. Daí que seja altamente recomendado darem uso ao sistema 2-factor que agora foi implementado no serviço para segurança acrescida. Assim, para além da password será pedido um código que é enviado para o vosso smartphone.

Depois, temos acesso a novas funcionalidades no Android, como o acesso ao estado da bateria e mais controlos sobre o dispositivo (como controlar o Bluetooth, WiFi, navegação, etc.). Isto permite criar "receitas" do tipo: desligar o Bluetooth e/ou WiFi quando a bateria baixar de um certo nível; ou navegar automaticamente até casa todos os dias às 18h (embora neste caso o Google Now já deva conhecer as vossas rotinas e sugerir isto automaticamente.)

Há também melhorias nas apps Do para iOS e Android. Agora com acesso a receitas ilimitadas (excelente para aqueles que já tinham chegado ao limite); widgets melhorados; possibilidade de criar botões flutuantes em Android; e recomendações personalizadas de novas receitas que poderemos achar interessante. Na Do Camera temos acesso a novos filtros e efeitos, incluindo a possibilidade de "rabiscar"por cima da imagem.

Como sempre... muito por explorar, com as possibilidades a serem limitadas apenas pela vossa imaginação.



Jogos de corridas com carros são às centenas no Google Play, mas no que toca a motas é mesmo pouca a oferta. Os fãs das corridas de motas vão ficar contentes com este SBK15 - Official Mobile Game da Digital Tales, um jogo gratuito que nos traz o mundo das Super Bikes para a palma da mão.

Com a qualidade dos jogos de carros mais famosos que existem para Android, este SBK15 tem mesmo bastante nível gráfico, e uma excelente jogabilidade. Dirigido para quem nunca jogou algo do género e também para veteranos, é possível ajustar a dificuldade, com ajudas de travagem, ou tornar o jogo num autêntico simulador, para os profissionais.

O jogo conta com 4 modos diferentes de corrida, um campeonato completo com os corredores mais famosos da actualidade, um modo de Quick Race para fazer uma corrida rápida a qualquer momento, o Time Attack para conseguir os melhores tempos em todas as pistas, e o modo de Challenge que nos põe a bater os tempos dos antigos campeões (como Tom Sykes e Sylvain Guintoli).

A mota é controlada com um botão para acelerar e outro para travar, e basta inclinar o smartphone para os lados para mover a mota para a direita e esquerda. Há no entanto vários métodos de controlo, com uma série de joysticks configuráveis que podem ser activados nas definições.

Para os fãs das grandes marcas como a Aprilia, Kawasaki, Honda, Ducati, Suzuki, MV Agusta, ou BMW, escolham o vosso corredor favorito, e saltem para o alcatrão para atingir as maiores velocidades. O jogo é gratuito e tem alguma publicidade aqui e ali (não durante a corrida). É possível adquirir o jogo completo directamente no menu principal do SBK15.




O Game Scorer é uma app bastante básica que serve para anotar pontuações de jogos com 2 jogadores ou equipas; é tocar num dos resultados para que este aumente.
Basicamente, trata-se de um substituto da tradicional folha de papel e lápis (ou caneta).





Passemos às notícias.


Notícias do mundo Android:


Será este o Moto G 2015? Inbox do Google já permite swipe to delete... mas (ainda) não da forma correcta
Google lança modalidade Google Play Music gratuita
Alcatel apresentou os seus Idol 3 em Lisboa

0 comments:

Enviar um comentário