16/09/2015

16/09/2015

Últimas

Quem anda à chuva, molha-se, lá diz o ditado. A imagem do primeiro artigo de hoje não podia ser mais apropriada. Tenham muito cuidado com o que instalam no vosso Android.


Ransomware chega ao Android!


 A ESET descobriu o primeiro ransomware (malware que exige o pagamento de um “resgate” para ser desactivado) para Android, designado LockerPIN, que bloqueia o dispositivo através do PIN inicial.



A ESET estima que cerca de três quartos dos casos estão para já limitados a utilizadores dos EUA, onde este ransomware se espalhou rapidamente. De acordo com o engenheiro da ESET Lukáš Štefanko, “esta situação prende-se com uma tendência onde que tem sido verificada na qual os criados do malware estão a alterar os seus alvos primários habituais – na Rússia e na Ucrânia – para utilizadores nos Estados Unidos, entre os quais podem conseguir maiores lucros”.

O LockerPIN é distribuído através de lojas de aplicações não-oficiais, forums e torrents. Depois de uma instalação bem sucedida, este “troiano” tenta obter privilégios de administração ao criar ao criar um ecrã falso que leva o utilizador a crer que está a ser feita a instalação de um “patch” ao sistema. O sistema é então bloqueado com um novo PIN e é solicitado ao utilizador o pagamento de uma determinada quantia para desbloquear o dispositivo.

Contudo, em dispositivos que não estejam protegidos por uma solução de segurança, mesmo que o LockerPIN seja removido não existe uma forma fácil de alterar o PIN sem ser através de uma reinicialização completa (“factory  reset”), o que leva na maior parte dos casos à perda de dados. Pior: mesmo que o utilizador decida pagar o “resgate”, os criadores do do LockerPIN não têm forma de eles próprios desbloquearem o dispositivo, uma vez que o PIN foi criado de forma aleatória.

Para prevenir este tipo de ataques, a ESET recomenda a criação regular de cópias de segurança (para recuperação dos dados em caso de necessidade de uma reinicialização completa); a utilização apenas de lojas oficiais, tais como a Google Play ou a Amazon App Store; e a utilização de uma solução de segurança, tal como a ESET Mobile Security.


Google quer ajudar os refugiados


Este é um blog sobre tecnologia, onde abordamos os assuntos relacionados com o Android.

Hoje contudo, temos de abrir uma excepção, pois a situação assim o justifica.

A crise dos refugiados já não deve ser novidade para os leitores. Infelizmente estamos a assistir a um problema que se vem agravando há meses, sem que os países, organizações e seus líderes se organizem e entendam por forma a apresentar uma resposta concertada para este flagelo.

A Google já doou um milhão de euros e estão disponível a doar mais 4, bastando para tal que a comunidade se disponibilize a doar 5 milhões de euros. A um euro por cabeça não me aprece algo difícil de atingir.

As taxas envolvidas no processo de doação serão absorvidas pela Google por forma a que todos os euros doados cheguem aos destinatários, que neste momento são 4 instituições:
  • Doctors Without Borders
  • International Rescue Committee
  • Save The Children
  • UN High Commissioner for Refugees
Mais informações aqui: LINK

Para efectuarem o vosso donativo, podem fazê-lo aqui: LINK


Borlas do dia:


Curtas:

0 comments:

Enviar um comentário