06/10/2015

06/10/2015

A triste situação das actualizações do Android


A Google não tem conseguido arranjar uma forma simples e prática de gerir a questão das actualizações do Android.
Já assistimos a diversas iniciativas, desde a passagem de funcionalidades para os Google Play Services, apps que passam a estar no Google Play, Android One, Google Edition, ciclos de actualização maiores ou menores, mas o problema continua bem patente.

Nas últimas semanas houve uma novidade, as actualizações de segurança, coma Google a assumir que irá disponibilizar as mesmas com uma periodicidade mensal.

Alguns dos OEM prontificaram-se a libertar actualizações para os seus equipamentos em tempo útil, mas que se saiba, ainda não foram laçados updates por parte das companhias envolvidas. 

Como facilmente se poderia suspeitar, a questão está longe de ser simples. Quem o escreveu foi Jason Mackenzie, presidente da HTC América.


Não é realista, é assim que o CEO se refere à disponibilização mensal das actualizações. Quando questionado sobre a falta de realismo dos seus colegas de sector, a reposta não poderia ser mais pragmática:

"A HTC lidera a questão das actualizações em termos de transparência de processos e assim irá continuar"

Não deixa de ser uma posição interessante, que pese embora não traga propriamente boas notícias, corresponde a triste realidade dos factos.
Enquanto tivermos equipamentos a passar pelo crivo dos operadores, não será fácil de obter resultados positivos. Na verdade, deste lado do Atlântico, temos poucas ou nenhumas vantagens em ter equipamentos bloqueados a uma rede, pelo que (correndo o risco de dizer uma grande asneira) bem se poderia abdicar desta certificação.

0 comments:

Enviar um comentário