20/11/2015

20/11/2015

Edição de vídeo pode estar a chegar ao Google Photos


A Google há muito que tem investido no melhoramento das suas capacidades de edição de fotos, mas o vídeo tem sido uma área que tem ficado esquecida. Algo que poderá mudar em breve, graças à aquisição da Fly Labs, conhecida pelas suas ferramentas que facilitam a edição de vídeo.

A Fly Labs foi comprada pela Google e vai ser integrada na equipa do Google Photos. Se o nome não vos diz nada, bastará dizer que a Fly Labs é responsável pela criação de apps de edição de vídeo como a Tempo (que permite mudar a velocidade do vídeo em diferentes segmentos), Fly (fazer edição de vídeo seleccionado que vídeos se desejam ver, incluindo transições, efeitos picture-in-picture e outros) e Crop (para cortar um vídeo filmado na vertical para modo horizontal). Todas elas com uma forte aposta na facilidade de utilização por utilizadores que nunca tenham mexido em ferramentas de edição de vídeo, e perfeitamente ajustadas para utilização em smartphones e tablets.

Como sempre, o ponto negativo desta aquisição de luxo por parte da Google é o facto de que as actuais apps, embora permaneçam disponíveis na App Store, irão deixar de ser actualizadas e eventualmente desaparecerão. Mas, pelo lado positivo, espera-se que seja apenas uma questão de tempo até que os frutos desta aquisição apareçam, tanto em novas apps do Google, como - mais possivelmente - integradas no Google Photos.

Idealmente, seria também excelente que esta aquisição não desse frutos apenas no mundo das apps, mas que o Google aplicasse os mesmos conceitos a uma edição de vídeo na web. Pois esse é ainda uma das grandes lacunas do Chrome OS (e que mesmo a edição básica permitida pelo YouTube, nem sempre resolve.)

Publicado originalmente no AadM

0 comments:

Enviar um comentário