03/12/2015

03/12/2015

Chrome acelera o carregamento das páginas


A Google já tinha adicionado um modo de poupança de dados ao Chrome, mas agora o mesmo passa a ser mais inteligente e a acelerar o carregamento de páginas quando ele é mais preciso: quando detecta uma ligação lenta.

O modo de poupança de dados Data Saver do Google é sempre interessante para poupar alguns dados nos sempre reduzidos tarifários mobile, mas muitos utilizadores rapidamente descobrirão que as suas poupanças não são assim tão significativas quando comparadas com as que se podem obter usar o Opera Mini e a sua compressão "Turbo". Um sistema que não só permite poupar dados, como se torna de utilidade ainda maior quando apenas se deseja ver uma página quando se tem uma ligação com velocidade bastante reduzida.

Terá sido isso que inspirou o Google a melhorar o seu Data Saver no Chrome para Android, que a partir de agora passa a detectar quando a ligação está lenta, e nesse caso irá deixar de carregar as imagens de forma a acelerar a apresentação da página. Se as imagens forem mesmo essenciais, os utilizadores poderão tocar nelas para as carregar, ou pedir que sejam todas carregadas (e depois esperando o tempo que for preciso.)

Com esta medida o Google estima que os utilizadores possam poupar 70% dos dados (nada surpreendente, considerando o peso que as imagens têm na maioria dos sites - muitas vezes multiplicado pelo facto de alguns sites ainda não terem aprendido a optimizar as imagens e colocar thumbnails com vários megabytes). No entanto, por agora este novo modo irá ser activado apenas na Índia e Indonésia, e só mais tarde irá sendo alargado a mais países.

Publicado originalmente no AadM

0 comments:

Enviar um comentário