30/12/2015

30/12/2015

Hey Cortana; Goodbye Cortana, for now


Não demorou muito para que a recém-lançada Cortana para Android tenha que levar uma suspensão temporária das suas capacidades de lançamento por voz. É que o sistema de activação parece estar a entrar em conflito com o do próprio Google.
Os utilizadores de Android já estão habituados a dizer Ok Google quando querem executar algumas pesquisa ou comando de voz, mas a recente app que traz a Cortana até à plataforma do Google parece estar a interferir com isso com o seu comando "Hey Cortana". Situação que levou a MS a suspender a activação por voz.

A MS referiu que esta suspensão deverá ser temporária, embora seja um pouco suspeito que tal conflito não tivesse sido detectado durante a fase beta, que durou vários meses antes deste lançamento público. Mas... não será necessário olhar para mais do que todas aquelas actualizações de apps que se recebem diariamente, e que insistem em consistir em correcções de bugs e mais bugs, como se eles fossem uma praga impossível de exterminar.

Mas, relativamente aos comandos por voz, não deixa de ser curioso: parece que de um extremo da escala passamos agora ao outro; inicialmente sem que se tivesse qualquer assistente pronto a ouvir e atender os nossos pedidos, agora com o problema de se poderem ter múltiplos assistentes digitais a lutarem pelo controlo do microfone para escutarem os nossos comandos. Daqui a pouco ainda se ganha a possibilidade de usar múltiplos assistentes digitais em simultâneo, premiando-se aquele que conseguir fazer o que queremos da forma mais rápida...

Publicado originalmente no AadM

0 comments:

Enviar um comentário