09/12/2015

09/12/2015

Reconhecimento de imagens está cada vez mais potente

Os avanços feitos na área do reconhecimento de imagens têm sido imensos, mas nem sempre é fácil ter acesso a essa tecnologia. É algo que o Google quer facilitar com o seu Cloud Vision API.
O Google Cloud Vision API permite que qualquer developer tire partido de toda a potência e conhecimento do Google no reconhecimento de imagens. Tecnologia que os utilizadores podem ver em acção quando pesquisam por fotos "do por do sol", "com automóveis", "com cães", etc. no Google Photos (por exemplo).

Com esta API, um developer pode pedir ao sistema para identificar qual é o elemento principal numa imagem (por ex. um carro, gato, flor, etc.); reconhecer texto contido na imagem; detectar imagens com conteúdos "impróprios" (por exemplo, para moderar automaticamente imagens publicadas num serviço de acesso público); reconhecimento de faces e até das suas expressões (felicidade, tristeza); detecção de logotipos e marcas; e até detecção de marcos naturais, monumentos, etc. e a sua localização (o sistema que permite ao Google detectar que uma foto com a Torre Eiffel foi tirada em Paris, mesmo que a foto não contenha informação geográfica.)

Claro que estas facilidades ficam dependentes de se utilizar o serviço do Google, mas isso é daqueles prós e contras que cada um terá que pesar para a sua aplicação.

Publicado originalmente no AadM

0 comments:

Enviar um comentário