23/05/2016

23/05/2016

Allo e Duo, as novas apostas da Google para falar com os amigos


O Google IO 2016 arrancou com a apresentação de vários produtos que a Google irá lançar ao longo dos próximos meses - como o Google Home - e dois deles podem ser encarados como a resposta ao Facebook Messenger/WhatsApp e ao Snapchat: o Allo e o Duo.

Sim, é mesmo verdade, a Google passa a ter ainda mais apps de mensagens - fica a pergunta sobre qual a ordem de prioridade que a Google pretenderá dar a todas elas: começará a ser caricato querer falar com alguém e ficar sem saber se deverá usar o Hangouts, ou as mensagens via YouTube ou G+, ou estes Allo e Duo. Atenção que isso não quer dizer que estas apps não sejam interessantes (porque o são), mas com tanta opção de comunicação parece ser cada vez mais difícil encontrar pessoas que usem a mesma. :P

Tanto o Allo como o Duo usam o número do telemóvel para identificação (o que por outro lado levanta a pergunta sobre como irão ser usados em dispositivos sem "número", como tablets ou PCs). No primeiro caso temos um "messenger" simpático e cheio de funcionalidades curiosas, como a presença de respostas inteligentes automáticas que vão aprendendo em função do que dizemos - e que até pode reconhecer imagens e tudo - acesso ao novo assistente melhorado da Google (que também é usado no Google Home), pesquisa integrada, e outros detalhes engraçados mas que não mereciam o destaque desmesurado que tiveram na apresentação: como a possibilidade de se mudar o tamanho da mensagem a enviar, ou o de se poder rabiscar sobre as fotos! Estamos no século XXI e falam destas coisas como se fosse a maior invenção de sempre; quem não soubesse até pensaria estar a assistir a uma apresentação... da Apple.


No Duo, temos um Snapchat serviço para videochamadas em que a Google fez questão de salientar que teve a ajuda dos criadores do WebRTC e que é altamente eficiente, e com um design que faz desaparecer o interface para se centrar no vídeo propriamente dito. Um toque original é o de vermos quem nos liga imediatamente em video, antes sequer de atendermos a chamada.

Apps simpáticas, sem dúvida, mas seria bom que a Google esclarecesse quais as suas intenções para o futuro. Será que nos apresentam apps como o Allo em que nos dizem que não temos que sair de lá para fazer pesquisas ou rabiscar sobre fotos, mas depois acham que faz sentido andar a saltitar entre Hangouts, Allo, Duo, e sabe-se lá que mais?


Publicado originalmente no AadM

0 comments:

Enviar um comentário