27/05/2016

27/05/2016

Android N já permite escolher a exposição manualmente


A câmara era até há bem pouco tempo a grande lacuna dos Nexus. Este problema foi resolvido com os Nexus 5X e 6P, que apresentam uma qualidade fotográfica já bastante aceitável.
A aplicação Android da câmara continua contudo bastante abaixo do que as melhores opções existentes no Google Play.
Recordo-me de perfeitamente de ter no meu Nexus 10 uma funcionalidade muito interessante:

"Uma notável excepção onde a câmara se comporta bastante bem é em fotografias estilo "macro"... onde até parece estarmos perante uma câmara à CSI que permite fazer zoom até se verem as mais pequenas partículas."
Sem que se percebesse a razão, numa actualização do firmware da câmara, a Google removeu esta funcionalidade, a qual me era muito útil para utilizar nas fotografias dos equipamentos em teste. Funcionalidades a ir e vir, passou a ser algo normal.

Outro dos aspectos que aprecio é a possibilidade de escolher a exposição manualmente. Nem sempre o algoritmo da câmara é capaz de escolher o melhor nível de luz para uma cena. Com este controlo manual, podemos ajustar o parâmetro para o nível que mais nos interessar.


A última versão de testes do Android N, entre outras novidades, apresenta na câmara um ícone que permite ajustar manualmente o nível de exposição. Para terem acesso a este comando, basta activarem a opção nas definições.

Os valores variam entre -2 e 2, o que já permite uma correcção da imagem como podem ver nas duas que se apresentam em cima.

Como se trata de software , e de esperar que a função fique disponível para todos os Nexus através da actualização da aplicação da câmara.

0 comments:

Enviar um comentário