27/05/2016

27/05/2016

Google reserva Daydream para novo hardware


O Daydream foi uma das grandes novidades do Google I/O deste ano. Já era esperada a chegada em força da Google ao mundo do VR, que depois de nos apresentar o ultra económico cardboard, aposta agora num programa que disponibiliza as especificações que os fabricantes devem seguir para garantirem uma boa experiência de utilização.O Nexus 6P está a ser utilizado como equipamento de desenvolvimento para esta plataforma, mas ao que tudo indica, nem mesmo este terminal terá como garantido o suporte desta nova tecnologia.

Clay Bavor, chefe do projecto Google numa entrevista ao RoadtoVR efectuou uma declaração que tem grande impacto neste assunto do Daydream:

“I can tell you that there will most likely not be any ‘retroactively’ Daydream-ready phones,” Google’s VR chief Clay Bavor says. “We want to hold a very high quality bar, and for that to happen all the components need to be just right. So, to VR fans, I would say, hold off for a few months to get your next phone… and get a Daydream-ready phone.”

A qualidade parece ser a maior preocupação da Google, pelo que o hardware a utilizar pelo Daydream terá de ser apenas e somente aquele que permitir um elevado desempenho.

Esta pode ser uma decisão que vai desiludir todos os que têm um smartphone recente e são fãs do VR, mas se tivermos em conta as limitações que sistemas como GearVR apresentam, esta imposição fará todo o sentido. A questão é que o ponto menos conseguido do sistema VR da Samsung é a imagem e há que recordar que os smartphones suportados têm ecrãs QHD, ou seja de elevada resolução. Assim, se a Google quer apenas o melhor, não estou a ver por onde é que os ecrãs poderão melhorar no curto prazo. Será que temos um novo sistema de lentes a caminho?

0 comments:

Enviar um comentário