11/05/2016

11/05/2016

Beep'nGo - como poupar espaço (e peso) na carteira


Os cartões de fidelização são, hoje em dia, uma praga quase indispensável para conseguirmos poupar alguns euros (cêntimos?) nas compras do dia-a-dia. Cada um desses cartões de fidelização ocupa espaço na carteira e quando se começam a juntar vários cartões, das duas uma, ou deixamos de ter espaço para andar com todos os cartões (e podemos perder a oportunidade de poupar ou acumular euros) ou temos que comprar uma carteira maior.


Uma boa opção para andar sempre com todos os cartões e poupar espaço (e peso) na carteira é utilizar uma app onde seja possível guardar as informações de todos esses cartões. E existem várias apps que o permitem fazer, por exemplo, o CardMobili, de que já vos falámos há quase cinco anos.
Mas tal como tantas outras coisas na vida, há apps que evoluem e outras não, como também é o caso do CardMobili - cujo desenvolvimento parece ter parado no tempo pouco tempo depois de ter sido adquirido pelo MEO.


O Beep'nGo é uma app para cartões de fidelização que, apesar de não estar especialmente vocacionada para os cartões mais vulgarmente utilizados em Portugal, permite adicionar qualquer tipo de cartão, mesmo que não esteja na extensa base de dados do Beep'nGo.

Para adicionar um cartão podem fazer o scan do código de barras desse mesmo cartão e logo de seguida aparece a opção para tirar uma foto à frente e verso desse cartão - o processo é bastante fácil, uma vez que a app detecta os limites do cartão e tira a foto automaticamente.


Quando necessitarem de utilizar algum dos cartões que tenham guardados na app, basta escolher o cartão e o Beep'nGo aumenta a luminosidade do ecrã para o máximo enquanto apresenta o código de barras, facilitando o processo de leitura do mesmo. Um factor diferenciador do Beep'nGo é a utilização de uma tecnologia proprietária denominada Mobeam Beaming Services que, neste momento, funciona apenas em dispositivos Samsung (como os Galaxy S4, S5, S6, S7 e Note 3, 4 e 5) e que envia informação directamente para os leitores de código de barras, facilitando ainda mais o processo.


Mas antes de deixarem de utilizar as versões físicas dos vossos cartões de fidelização convém terem algum cuidado e fazer a experiência de usar o Beep'nGo.

No meu caso, no passado fim-de-semana utilizei o cartão Poupa Mais (do Pingo Doce) numa loja na zona de Torres Vedras sem qualquer problema, mas na segunda-feira, tentei fazer o mesmo numa das lojas da mesma cadeia de supermercados em Massamá e foi-me dito por duas funcionárias que não é possível utilizar o telemóvel para passar o código do cartão, tem de ser mesmo com o cartão físico.
Ou seja, na mesma cadeia de supermercados, em duas lojas diferentes, numa é possível usar a app, noutra não; assim é complicado o país avançar - também convém não esquecer que esta era a cadeia de supermercados que durante muito tempo não aceitava pagamentos MultiBanco para valores inferiores a €20 e depois acabou por ter de dar o braço a torcer.


0 comments:

Enviar um comentário