16/05/2016

16/05/2016

Google atrasa a chegada do 3D Touch ao Android



Depois de abrir a porta na última versão de testes do Android N, a Google pode estar prestes a colocar água na fervura, adiando a chegada do suporte aos ecrãs com detecção do nível de pressão. Não será propriamente um procedimento inovador, pois a gestão de janelas sofreu um tratamento semelhante com o Android M.
A Apple já dá cartas neste aspecto com o iPhone, mas no mundo Android o comboio está a andar mais devagar. Ainda não há uma aposta clara dos fabricantes neste tipo de tecnologia. À imagem do sensor de impressão digital, a adopção está a ser faseada.

A Huawei brilha a alto nível com o desempenho deste sensor (de impressão digital), mas esta excelência de hardware ainda não tem repercussão em termos de software, ficando a tecnologia subaproveitada. É também curiosamente a marca chinesa quem procura investir nos ecrãs com 3D Touch. O Mate S foi apresentado como o primeiro equipamento com esta tecnologia, mas acabou por ser apenas um teste de conceito. Com o P9 Plus inicia-se a massificação do 3D Touch, mas mais uma vez com software manifestamente curto para tirar proveito de todas as potencialidades que o hardware possibilita.

 O facto de apenas um reduzido leque de fabricantes estar a apostar nesta tecnologia, pode ter levado a Google a retardar a sua implementação no Android, ficando a mesma para uma actualização do Android 7.

Ganha assim suporte a possibilidade de o 3D Touch chegar aos Nexus só em 2017, com o Android O, altura em que o hardware já estará mais maduro, podendo a Google tirar o melhor rendimento do mesmo.

0 comments:

Enviar um comentário