23/05/2016

23/05/2016

Google reserva novo sistema de actualização para os Nexus de 2016


As actualizações são tema recorrente no Apps do Android. A Google está longe de conseguir implementar um sistema que permita aos OEM manter os seus equipamentos actualizados, e embora se fale de uma nova estrutura do Android, até ao momento não há nada de concreto.
Com o Google I/O a decorrer é normal que surjam novidades. Na realidade, mal seria se num evento dedicado aos developers, não fossem abordados as novas funcionalidades do Android.

A terceira versão de testes do Android N apresenta referências sobre um novo sistema de actualizações, inspirado no que é utilizado no ChromeOS. O sistema passa a contar com duas partições, que coexistem lado a lado, possibilitando que as actualizações sejam instaladas em fundo, sem perturbar a utilização do equipamento. Após finalizada a instalação, o primeiro arranque será um pouco mais demorado, mas nada de muito relevante.

Este sistema de duas partições não existe nos Nexus actualmente no mercado, e a sua implementação iria obrigar a reparticionar o armazenamento. Sendo esta uma tarefa delicada, a Google achou por bem não a levar aos equipamentos já existentes, ficando a mesma reservada apenas para os equipamentos que vierem a ser lançados.

Há sempre alguma desilusão em não poder usufruir das novas funcionalidades, mas é bem melhor não perder os dados no equipamento ou até mesmo ficar com um pisa papeis, pelo que esta decisão acaba por ser compreensível.


0 comments:

Enviar um comentário