09/05/2016

09/05/2016

Huawei P9 passa no teste do iFixit


Um dos aspectos que preocupa quem compra um novo smartphone, é o grau de facilidade na reparação do mesmo. Um vidro partido, o corpo riscado ou até mesmo a bateria que entregou a alma ao criador, são alguns dos acontecimentos mais comuns durante a vida útil dos equipamentos.

O iFixit é um site especializado em investigar a fundo o grau de reparação dos equipamentos, desmontando os mesmos até ao ínfimo pormenor. Infelizmente, algumas empresas tendem a optar por solução que quase que invalidam uma reparação feita em casa, o que obriga os clientes a recorrerem aos serviços de reparação autorizados, com o natural incremento no custo do serviço.

O Huawei P9 foi um dos últimos smartphones a passar nas mãos do pessoal do iFixt, e a avaliação final, não sendo exemplar, é no entanto bastante satisfatória, tendo o terminal recebido 7 valores numa escala de 0 a 10.

Como aspectos negativos, o IFixit apresenta o ecrã, que para a sua substituição obriga a desmontar o equipamento na sua quase totalidade, e os parafusos utilizados na montagem. Estes são o alvo de maior crítica, pois a Huawei resolveu seguir aquilo que a Apple utiliza nos seus iPhones e apresenta parafusos "Pentalobe", que não têm mais do que um aspecto estético mais elaborado e implicam a utilização de uma chave dedicada. Se o objectivo for dificultar a desmontagem, compreende-se. Caso seja apenas o desgin, por certo que haverá outras opções igualmente bonitas.

1 comentário:

  1. Por utilização pessoal, a utilização deste tipo de parafusos prende-se com maior segurança versus utilização. Ou seja, utilizando-se os tradicionais "estrela" temos apenas 4 pontos de contacto. Com estes parafusos temos como o próprio nome indica 5 pontos e a vantagem de uma maior estabilidade no aperto/desaperto. Atenção que não recorro a opinião de ninguém, é apenas a minha utilização pessoal.

    ResponderEliminar