21/05/2016

21/05/2016

Instant Apps vão revolucionar o processo de instalação das aplicações


O futuro das apps enquanto coisas que têm que ser descarregadas e instalados irá passar a ser uma coisa do passado graças às Instant Apps, que permitem executar uma app Android a partir de um link, sem necessidade de qualquer instalação.

Esta nova funcionalidade das Instant Apps foi revelada na abertura do Google IO 2016, e acaba por ser o seguimento lógico de algumas experiências que a Google já tinha feito a nível de permitir experimentar uma app sem a instalar (para efeitos publicitários). Agora, temos o passo seguinte, que é a de permitir que qualquer app, com uma pequena actualização para suportar este modo, possa ser executada a partir de um link sem que o utilizador tenha que a instalar.

Não será difícil imaginar as potencialidades: quantas apps não mantêm no smartphone que raramente utilizam, mas que optam por manter por "eventualmente" poderem vir a necessitar delas? Com as Instant Apps isso deixa de ser um problema, pois é só executá-las a partir de um link quando forem precisas - e o mesmo para apps que poderão querer usar apenas uma vez, ou que não vos agradaria instalar.

É mais um pequeno grande passo no sentido de ir eliminando as diferenças entre web apps e apps nativas, e de que o streaming de apps, ou a sua execução remota (ou local a partir de armazenamento remoto) irá acabar por tornar tudo isso irrelevante: o utilizador só saberá que as coisas "funcionam", sem ter que se preocupar com como ou porquê.

Publicado originalmente no AadM

0 comments:

Enviar um comentário