07/06/2016

07/06/2016

Google cria opção para inutilizar um smarpthone


A segurança nunca é demais, bem pelo contrário. Infelizmente os utilizadores tendem a descurar alguns aspectos essenciais para protegerem os seus equipamentos, desde logo a começar na utilização de um sistema de bloqueio e numa palavra passe segura.
O Device Manager do Android tem vindo a ser melhorado com funcionalidades importantes, sendo nesta altura uma ferramenta incontornável no panorama Android, de tal forma que as aplicações que existiam para este efeito estão a sofrer com a concorrência da própria Google.

A possibilidade de localizar um equipamento é muito útil, mas claro está que depende da existência de uma ligação à internet. O fazer tocar o smartphone é a solução para aqueles momentos em que não sabemos onde o deixámos. Já o apagar um equipamento remotamente é a solução para quando o perdemos ou esta ganha asas.

Nos casos de furto, pode haver necessidade de tomar medidas mais extremas, inutilizando o equipamento. Este tipo de acções será por certo útil nos casos em que se prevê que o smartphone não regresse às mãos do dono.

A Google mostra estar atenta a esta situação e acaba de adicionar ao AOSP uma funcionalidade que tem elevado impacto quando utilizada. O comando em questão pode escrever zeros em qualquer partição, desde o sistema ao recovery, boot, e bootloader. Ficará à responsabilidade de cada marca definir o impacto deste opção.

Claro está que se trata de uma opção com repercussões preocupantes, pelo que a sua utilização deverá estar a ser muito bem ponderada por parte da Google e por certo que os OEM farão o mesmo.

0 comments:

Enviar um comentário