18/07/2016

18/07/2016

ARM passa para as mãos do SoftBank


Ainda hoje de manhã falávamos de oportunidades e de quão importante é aproveitar quando o barco nos passa pela frente. A ARM pode muito bem estar a viver uma destas situações, com um negócio da China Japão.

São 31,4 mil milhões de dólares, quatro vezes o que a Microsoft pagou pela Nokia, quase três vezes o que a Google pagou pela Motorola ou o sensivelmente o mesmo que a HP pagou pela PALM. Muitos milhões, portanto.

Para uma empresa que não fabrica nada, não deixa de ser significativo!

O negócio da ARM é outro. A aposta é feita na investigação e desenvolvimento que têm dado origem a sucessivas novas gerações dos processadores que temos por exemplo nos smartphones e tablets. A receita vem das patentes registadas que depois vende aos fabricantes.

This is a sad day for me and a sad day for technology in Britain. ARM is the last British [technology] company that has a global reach. It gave Britain real strength. It was a British company that determined the next generation microprocessor architecture.

Nem tudo são rosas. Hermann Hauser co-fundador da ARM não vê este negócio com bons olhos.

Eben Upton, fundador da fundação RPi em Cambridge, considera o negócio uma “fantastic thing...It’s one of the very small number of places to get that triad of money, business experience, and talent ideas.



Uma coisa é certa, os resultados na bolsa já se estão a fazer sentir.

Qual o futuro dos processadores ARM? Será este o passo que faltava para completar o assalto ao mundo dos PCs?

1 comentário:

  1. Não é bem assim. A arm fabrica alguma coisa sim :)
    Faz a analise e concepção dos processadores. Ou seja todo o trabalho inicial dos projectos de semicondutores, retirando o risco de fabrico(implementação) e comercialização.
    Tanto que para fabricar os processadores é necessário apresentar á arm um modelo de negocio viável (fabrico e comercialização) e ficar sujeito a uma serie de obrigações (legais e outras).
    Até a RPi foundation teve de fazer/passar por isso.

    ResponderEliminar