19/08/2016

19/08/2016

Acesso à conta Google fica mais seguro


Depois de ter simplificado o processo de autenticação 2-factor usando o smartphone, a Google vem agora usar uma técnica idêntica para alertar imediatamente os utilizadores sempre que um novo dispositivo tente aceder às suas contas.

Para quem usa autenticação 2-factor na sua conta Google, o processo é agora tão simples quanto introduzir o seu endereço de email e password, e de seguida clicar na notificação que aparece no seu smartphone para confirmar que é mesmo quem diz ser. O mesmo processo já serve indirectamente para detectar tentativas de acesso maliciosas, pois veríamos a mesma notificação a surgir no ecrã no caso de outra pessoa o tentar fazer... mas nem todos os utilizadores utilizam a autenticação 2 factor, e serão eles os principais beneficiados deste novo sistema de alertas.

Os utilizadores passarão a receber uma notificação nos seus smartphones sempre que um dispositivo desconhecido aceder às suas contas.


O alerta não é novo, sendo algo que a Google já fazia via email, mas desta forma torna-se bem mais visível (nem todos têm as notificações activadas para o email, ou têm por hábito espreitar o email ao longo do dia.) Este alerta pode ser ignorado, no caso de terem sido vocês a aceder à conta usando um novo computador ou smartphone, ou então tomar imediatamente as providências necessárias para bloquear o acesso e impedir mais "estragos".

Refira-se que hoje em dia se deve considerar obrigatório dar uso à autenticação 2-factor, e que é indispensável utilizar passwords longas e seguras, que não sejam partilhadas em múltiplos serviços, e que alterem de forma regular... especialmente se tiverem por hábito utilizar computadores desconhecidos.

Publicado originalmente no AadM

0 comments:

Enviar um comentário