21/09/2016

21/09/2016

GMail passa a tirar partido das dimensões do ecrã


Depois dos sites "responsivos" que de adaptam a qualquer tamanho de ecrã é a vez de também a Google aplicar idêntico tratamento aos emails, com o Gmail e Inbox a suportarem a capacidade para exibirem emails adaptativos.
Não há nada mais irritante do que abrir um email no smartphone e descobrir que o mesmo foi concebido para ser lido num monitor, ficando com os links e textos demasiado pequenos, e obrigando a aumentar/mover o email para se conseguir ver do que se trata. É algo que a Google pretende resolver - ou pelo menos minimizar - com uma actualização do Gmail e Inbox que passará a suportar emails "responsivos".

Ou seja, tal como acontece num site web, estes emails terão a capacidade de se reformatarem completamente, fazendo com que um email que num monitor apresente conteúdos numa tabela passe a mostrá-los apenas numa coluna quando é visto num smartphone; e que o tamanho dos textos, links e botões também se possa acomodar automaticamente de modo a facilitar a sua utilização num ecrã mais pequeno.

Ter em conta que isto não resolver automaticamente o problema dos emails mal formatados, uma vez que esta capacidade continua a obrigar que os emails sejam bem feitos. Tecnicamente, o Gmail e Inbox passarão a suportar os emails que utilizem CSS para determinar o tamanho do ecrã e a ajustar-se em função disso.

Publicado originalmente no AadM

0 comments:

Enviar um comentário