19/10/2016

19/10/2016

Google resolve o problema das imagens com orientação errada


O assistente do Google Photos é a maior invenção de todos os tempos para quem não tem paciência para organizar as suas fotos e vídeos, e agora torna-se ainda mais útil com a chegada de novas funcionalidades que incluem a capacidade de endireitar fotos.

É impossível não ser surpreendido pela capacidade que o assistente do Google Photos tem de nos ir apresentando fotos com efeitos criativos, compilações de fotos, animações e até vídeos completos - tudo sem a nossa intervenção. É algo que, por si só, justifica que se use o serviço (sendo também simpático podermos utilizá-lo como repositório para backup ilimitado das nossas fotos, se aceitarmos que as mesmas sejam ligeiramente comprimidas.)

Mas este assistente das fotos está sempre a aprender novos truques, e agora passa a contar com melhorias que o tornam ainda mais útil.



Uma das que virá poupar bastante tempo a muitas pessoas é a nova capacidade do assistente detectar fotos "rodadas" e sugerir a rotação adequada para que fiquem direitas - podendo isso ser feito para todas elas com um só toque.

As outras melhorias têm a ver com as sugestões sobre as melhores fotos tiradas recentemente (a Google diz que será excelente para pais e avós que tirem centenas de fotos aos filhos/netos); e também a capacidade de reconhecer os rostos nas fotos mais recentes e usá-los para mostrar fotos mais antigas com essas mesmas pessoas, esperando-se assim reavivar velhas (e boas) memórias.


Por fim, os clips animados feitos a partir de fotos passam agora a poder ser feitos também com base nos vídeos. Pelo que, um vídeo não muito interessante com uma dezena de segundos (ou minutos) poderá dar origem a um pequeno clip de poucos segundos que contenha a acção que realmente interessa manter.

... Como sempre, a melhor parte é não se ter que fazer "nada de nada" para tirar partido destas funcionalidades. :)

Publicado originalmente no AadM

0 comments:

Enviar um comentário