15/10/2016

15/10/2016

O que levou os Galaxy Note 7 a explodir?


Depois de um mês de novela Mexicana, a Samsung viu-se forçada a cancelar o Galaxy Note 7. Encerrado este capítulo negro importa agora perceber a origem do problema - que como inicialmente avançamos, poderá nem sequer ter a ver com as baterias.

Todo o processo de lançamento, recolha e cancelamento do Galaxy Note 7 vai ficar para a história como um dos maiores fracassos de sempre no segmento mobile, o qual vai custar na ordem dos milhares de milhões de euros em prejuízos directos, ao que se somarão os danos a médio e longo prazo derivados deste incidente. Importará ainda analisar detalhadamente o que terá estado na origem deste problema,  pois só assim poderá a Samsung tranquilizar os clientes para futuros lançamentos. A questão é que este processo parece ser mais complicado do que se pensava, com os engenheiros da própria Samsung a continuarem sem saber porque motivo os Galaxy Note 7 estão a estourar.

Replicar em laboratório este cenário poderá ser uma verdadeira dor de cabeça, pois o equipamento terá sido devidamente testado durante o processo de produção do Note 7. A Samsung terá que procurar montar um cenário semelhante ao que deu origem aos equipamentos danificados, sendo que os clientes afectados poderão até constituir-se como um preciso auxiliar desmistificar a questão.

Não será nada fácil, porque depois do primeiro lote de equipamentos, também o segundo veio a verificar-se problemático. O sistema de carregamento rápido e a porta USB poderiam facilmente explicar o problema, mas o facto de algumas unidades do Note 7 terem ardido sem estarem ligadas ao carregador, acabam por deitar esta teoria por terra.


[um Galaxy Note 7 a estourar apanhado por uma câmara de vigilância]

Seja como for, mesmo que se trate de apenas 0.00001% (o que representaria 10 Galaxy Note 7 "explosivos" por cada milhão de unidades), continuará a ser uma percentagem inadmissível tendo em conta os riscos - isto sem ignorar que toda e cada bateria de lítio é uma potencial "mini-bomba", e que não é preciso muito para que nos recordem disso.

A parte positiva que poderá resultar de todo este incidente é que milhões de pessoas ficarão mais sensibilizadas para os riscos das baterias (sem invalidar que a Samsung explique o que realmente terá estado na origem do problema)... e talvez possa incentivar a que finalmente se aposte em novas tecnologias que nos tragam bateria mais seguras e eficientes.

0 comments:

Enviar um comentário