20/10/2016

20/10/2016

Vulkan Graphics API bate OpenGL em desempenho e eficiência energética


O Android Nougat inclui o suporte à nova API Vulkan do grupo Khronos. Esta API de baixo consumo energético e multi-plataforma, é a nova ferramenta ao dispor dos programadores para gráficos 3D de alto desempenho.


O facto de permitir uma distribuição do processamento pelos vários núcleos do CPU, aliado a uma menor necessidade de poder de processamento, permite a utilização dos núcleos mais lentos (A53, por exemplo), com as naturais vantagens em termos energéticos. Tem como contraponto a necessidade de os programadores anteverem esta mudança e adaptarem o seu código à nova API.


Numa demo disponibilizada pela ARM, podemos assistir a uma comparação entre OpenGL e Vulkan, para as mesmas definições a nível gráfico. Como esta última permite a distribuição do processamento pelos vários núcleos (ao contrário do single core do OpenGL), o funcionamento a mais baixa frequência e voltagem, permite um menor consumo energético.

Segundo a ARM, para completar a demo, o OpenGL ES consumiu 1270 Joule contra 1123 Joule para a Vulkan, o que representa uma poupança na ordem dos 15% neste demo.

0 comments:

Enviar um comentário