16/11/2016

16/11/2016

Flash do Facebook chega ao Brasil


O Facebook parece não conseguir descansar enquanto não conseguir fazer desaparecer o Snapchat, e agora tenta fazê-lo começando pelo Brasil e uma nova app: o Flash.


Em vez de tentar combater o Snapchat nos países onde o mesmo já é popular, o Facebook tenta tirar partido dos mercados onde o consumo de dados é algo mais crítico. Para isso, este seu Flash - que contém todas as funcionalidades do Snapchat, incluindo mensagens temporárias, máscaras em tempo real aplicadas no vídeo, doodles, etc. - aposta num tamanho reduzido e num menor consumo de dados.

Com apenas 25MB a app representa cerca de um terço da app do Snapchat, está optimizada para poupar dados quando não está numa ligação WiFi, e funciona em equipamentos Android mais antigos, que ainda existem em grande número no Brasil. Não é uma medida nova, pois o Facebook já tem reconhecido a necessidade de lançar apps "light" para os mercados emergentes, onde as suas apps principais, cada vez mais gigantescas e gastadoras de recursos, são muito menos atractivas.

Fica apenas a pergunta: porque motivo o Facebook continua a insistir na limitação destas apps a certos países, em vez de as disponibilizarem para todo o mundo? Não tenho dúvidas de que muitas pessoas com equipamentos topo de gama e com gigabytes de dados para gastar também prefeririam usar apps mais pequenas e eficientes. :P

Publicado originalmente no AadM

0 comments:

Enviar um comentário