15/11/2016

15/11/2016

Mais de 700 milhões de smartphones de gama baixa podem estar a enviar mensagens para a China


O mercado oriental é muito interessante para todos os que procuram um novo smartphone ou tablet. A relação preço/qualidade é verdadeiramente impossível, com propostas irresistíveis à distância de um click.

Infelizmente, nem sempre tudo corre pelo melhor, havendo por vezes de lidar com um demorado e complexo processo de activação da garantia, já de si reduzida para apenas um ano.

O pior mesmo nestas aquisições, é quando o equipamento se apresenta com software modificado, nunca sabendo o utilizador qual o grau de alterações que foi efectuado.

Notícias agora vindas a público referem a existência de uma aplicação instalada nestes equipamentos de gama de entrada, sem o conhecimento do utilizador. Segundo a Kryptowire, uma empresa dedicada ao mundo da segurança, esta app controla a utilização do equipamento e envia os dados recolhidos para um servidor na China. Localização e registo de chamadas, são outros dos dados que estão a ser enviados de forma camuflada.

"BLU Products has identified and has quickly removed a recent security issue caused by a third party application which had been collecting unauthorized personal data in the form of text messages, call logs, and contacts from customers using a limited number of BLU mobile devices"

Apenas a marca Blu apresentou uma declaração formal sobre este assunto, tendo-se apressado a distribuir uma actualização para remover a aplicação em questão dos 120 mil equipamentos afectados.

A Shanghai Adups Technology Company, responsável pela aplicação, calcula que cerca de 700 milhões de equipamentos estejam afectados. Este assunto é ainda mais preocupante, quando esta empresa é responsável por desenvolver aplicações para marcas como a ZTE ou a Huawei. Aguarda-se uma posição desta última, face a estes dados agora vindos a público.

Edit: entretanto a Huawei já nos contactou e apresentou uma declaração formal sobre este assunto:

"Huawei takes our customers' privacy and security very seriously, and we work diligently to safeguard that privacy and security. The company mentioned in this report is not on our list of approved suppliers, and we have never conducted any form of business with them."

0 comments:

Enviar um comentário