15/11/2016

15/11/2016

Tem um smartphone com sensor de impressão digital? Então não pode perder este artigo!


O sensor de impressão digital já é uma presença obrigatória nos smartphones que encontramos no mercado. Desde os topo de gama, até à gama de entrada, a grande maioria dos novos equipamentos já apresenta este sensor. Pode-se discutir a qualidade do mesmo, mas o facto é que este já é algo visto como indispensável.

A BQ apresentou recentemente a nova gama Aquaris U, onde encontramos o Aquaris U Plus, modelo que se apresenta com um sensor de impressão digital. Sendo um equipamento se destina à gama média-baixa, suscitou-me imediatamente curiosidade, pelo que na própria apresentação do produto tratei de testar a capacidade de resposta do sensor que equipa este smartphone. A BQ não desiludiu, apresentando um sensor bastante rápido e preciso. O problema está na rentabilização do mesmo...

A Google chegou tarde a este tema, andando até agora a Huawei na cabeça do pelotão, com hardware de elevada qualidade e algumas aplicações para o sensor de impressão digital. Infelizmente, a opção da Google em limitar aos Pixels as funções disponibilizadas através deste sensor, não passa de uma ideia infeliz, muito à imagem do que a Apple tem feito na renovação dos iPhones.

Pois bem, mais uma vez temos os developers a mostrar uma das forças do Android. Primeiro no XDA e agora no Google Play, temos duas opções para tirar partido do sensor de impressão digital. Começo pelo Fingerprint Gestures que está no disponível no Google Play.


Esta aplicação permite a identificação de três tipos de gestos, que podem ser associados a outras tantas funcionalidades. O leque de opções disponível é considerável, pelo que poderão escolher as que melhor se adaptem ao vosso padrão de utilização.



Fingerprint Quick Action começou no XDA, mas também já chegou ao Google Play. O sistema de funcionamento é semelhante ao da aplicação anterior, mas com menos uma opção, ficando imitado a um toque e swype (perdendo o duplo toque).



Os testes limitaram-se ao Aquaris U Plus, e o Fingerprint Quick Action mostrou-se muito mais eficiente na detecção das acções no sensor de impressão digital.

Se têm um smartphone com sensor de impressão digital, e caso não seja um Huawei ou Google Pixel, não deixem de experimentar estas aplicações. Vão mudar a forma como utilizam o smartphone.




Fingerprint Gestures / Fingerprint Quick Action

0 comments:

Enviar um comentário