17/12/2016

17/12/2016

bq Aquaris U Plus mostra o que vale


A espanhola BQ é uma marca que dispensa apresentações. A sua chegada ao mercado nacional já tem uns anos, altura em que esta empresa apostava no mercado dos tablets. A passagem para os smartphones foi algo que chegou com naturalidade, tendo a BQ procurado investir na gama média e de entrada.


É conhecida a sua apetência por explorar novos mercados, tendo o Ubuntu, o Android One e o quase defunto Cyanogen, recebido a sua atenção. Esta dispersão terá por certo vantagens, mas pode de alguma forma ter contribuído para que a BQ se tenha afastado um pouco das linhas que marcaram os seus primeiros tempos de mercado.

O Aquaris U Plus


Com a série Aquaris U a BQ acaba por regressar às origens, apostando na gama média baixa e de entrada como já há algum tempo não o fazia. São 3 smartphones que revelam um cuidado especial na sua concepção, procurando adaptar-se ao segmento onde se enquadram.


Os três modelos partilham algumas características, o que por certo terá facilitado a sua logística. O destaque vai naturalmente para o Aquaris U Plus, o modelo mais bem apetrechado da série.

O ecrã HD de 5" é comum aos três smartphones, assim como a bateria de 3080mAh. O U Plus tem um processador Snapdragon 430 com GPU Adreno 505, 2/3GB de RAM e 16/32GB para armazenamento (3/32 na versão testada, com 24,3GB disponíveis para o utilizador), e câmaras de 16MP/5MP. O corpo é em alumínio, de onde se destaca o sensor de impressão digital na traseira.

É um Dual-SIM que pesa 142g e mede 70,5x144x7,8mm.

Este Aquaris U Plus não engana, é talvez o mais bem conseguido equipamento da BQ nos últimos anos. Apresenta um hardware equilibrado, algo que já vem sendo habitual na marca espanhola e um corpo em metal que representa um upgrade face ao policarbonato.

Saúda-se também a inclusão de um sensor de impressão digital. Por norma, os equipamentos neste segmento de preço não apresentam este sensor, e quando o fazem, o tem um desempenho medíocre, pelo que mais valia não o incorporarem no terminal. No caso deste Aquaris U Plus, temos um sensor com muito bom desempenho, o qual não é ultra rápido, mas não registou qualquer falha na detecção da impressão, reagindo sempre ao primeiro toque. As funcionalidades para a sua exploração são limitadas, mas podem ser expandidas através de uma aplicação criada para o efeito.

Em termos de desempenho, é um terminal competente, capaz de responder com facilidade à grande maioria das solicitações, chegando ainda com bateria ao fim do dia.

O Aquaris U Plus tem um PVP de 209,90€ e tem actualização garantida para Android 7 Nougat anunciada "para breve".

Podem ler a análise na sua integra no AadM.

0 comments:

Enviar um comentário