31/03/2017

31/03/2017

Face unlock do Galaxy S8 pode ter falha grave de segurança


Ter um sistema de bloqueio no smartphone é algo altamente recomendável. Caso o terminal se extravie, é esta funcionalidade que vai impedir o acesso ao equipamento, mantendo assim os dados do utilizador em segurança.
Os códigos PIN mostram-se uma opção a ter em conta, mas estão longe de ser a solução mais indicada para proteger o smartphone de acessos indevidos. O sensor de impressão digital é uma alternativa mais cómoda e simples de utilizar, tendo o PIN passado para segundo plano.

Utilizar a face como método para desbloqueio do equipamento é outra das opções, algo que a Microsoft já utiliza à algum tempo com o Windows 10. Nos smartphones tem havido algumas tentativas, mas ainda sem grande sucesso.

A autenticação biométrica através do reconhecimento da face é uma das novidades do Galaxy S8 e até era uma das funcionalidades que estava causar maior impacto junto do consumidor. Infelizmente, este mesmo sistema parece não oferecer um nível de segurança à altura do que se tem de exigir a uma solução deste género.

Num vídeo publicado por um espanhol (Marcianophone) é possível ver o Galaxy S8 a ser desbloqueado com uma foto, o que a confirmar-se invalida a utilização deste sistema de segurança. Caso estejam a pensar adquirir este smartphone, o melhor mesmo é utilizarem outro método para desbloquear o equipamento.

2 comentários:

  1. Matéria burra de gente idiota.

    O celular tem até scanner de Iris para a segurança. O destravamento por reconhecimento facial só tem objetivo de ser rápido e prático e não de segurança. Por exemplo você evitar que seus filhos vejam suas coisas em um lugar onde o celular não possa ser roubado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, porque os filhos não têm uma foto dos pais à mão para desbloquear o equipamento.
      Se não oferece segurança, nunca pode ser classificado como sistema de bloqueio/destravamento.

      Eliminar