05/03/2017

05/03/2017

Oppo aposta num zoom óptico de 5X


Muitas têm sido as formas procuradas pelos fabricantes para melhorarem o desempenho das câmaras nos smartphones, mas a Oppo decidiu enfrentar um dos desafios mais complicados: adicionar um zoom óptico de 5X a um smartphone.


A Oppo já nos trouxe algumas soluções curiosas em termos de câmaras fotográficas em smartphones (incluindo as câmaras rotativas motorizadas), mas este Oppo 5x arrisca-se a ser aquele que mais atenções irá atrair. Por agora o Oppo 5X não passa de um protótipo que vem demonstrar um enegenhoso sistema que permite integrar um sistema de zoom óptico de 5x, com duplo sistema de estabilização, num smartphone.

O conjunto completo tem apenas 5.7mm de espessura, pelo que poderá ser utilizado até nos smartphones mais finos, e o "truque" consiste em colocar as lentes não de forma perpendicular como é habitual, mas de forma paralela, o que faz com que esta câmara com zoom óptico mais se assemelhe a um periscópio deitado, que espreita cá para fora.

Resta saber que tipo de fiabilidade e resistência este sistema terá a médio/longo prazo (já que bem sabemos que os smartphones são sujeitos a todo o tipo de abusos, quer propositados quer acidentais), mas parece-me garantido que se o sistema resultar, não demoraremos a ver diferentes fabricantes a copiar a ideia e lançarem smartphones com zoom óptico idêntico ao destes Oppo 5X.


Publicado originalmente no AadM

0 comments:

Enviar um comentário