20/04/2017

20/04/2017

Huawei explica ausência do ecrã olefóbico no P10


A ausência do tratamento olefóbico no ecrã do Huawei P10 surpreendeu muitos fãs, mas a marca já nos deu uma explicação para isso: e está relacionada com o novo sensor de impressões digitais.


O problema das evoluções tecnológicas feitas a nível dos touchscreens ao longo dos anos, é que raramente lhes damos valor, a não ser quando "se anda para trás". Em tempos não muito distantes seria assumido que um touchscreen seria de plástico e utilizaria tecnologia resistiva; depois popularizaram-se os touchscreens capacitivos e de vidro; depois aumentou-se a capacidade de detecção multi-toque para 5 e mais dedos; etc. Enquanto isso, na parte exterior, o tratamento olefóbico ia-se tornando comum, procurando evitar a acumulação de dedadas, gordura e sujidade.

Daí que, lançar um topo-de-gama como o P10, em 2017, sem este tratamento, parecia um contra-senso - um que não seria explicado pela aplicação de origem de uma película de protecção. Foi isso que nos levou a perguntar à Huawei qual o motivo porque o P10 não recebera um ecrã com tratamento olefóbico, e felizmente a Huawei respondeu-nos.

No P10 a Huawei estreou a utilização de um sensor de impressões que fica posicionado por trás do vidro do painel frontal, que é feito de uma peça única e sem o tradicional recorte para a aplicação de um botão/sensor. Ora, segundo a marca, a aplicação do tratamento olefóbico no vidro iria interferir com o funcionamento do sensor de impressões digitais, motivo pelo qual a marca não o fez.

É uma explicação válida, mas que também não irá satisfazer todos os fãs. É que existem modelos no mercado que também recorrem a sensores posicionados atrás do vidro, e que continuam a aplicar o tratamento olefóbico (embora se admita que possam ser outros sensores ou outros tratamentos a que a Huawei não tinha acesso). Seja como for... é a explicação que nos foi dada e que, gostando-se ou não, vem dar resposta a esta questão que nos intrigava.

Publicado originalmente no AadM

0 comments:

Enviar um comentário