15/05/2017

15/05/2017

Fragmentação no Android pode ter o fim à vista


Um dos grandes problemas que atormenta a plataforma Android é o facto das actualizações do sistema demorarem muito a chegar (ou nunca chegarem) à maioria dos equipamentos; mas o próximo Android O promete resolver finalmente o problema graças ao Projecto Trebble.


Embora o utilizador final não se queira incomodar com os processos que ocorrem nos bastidores, o processo que faz chegar o Android a um smartphone de marca (ou operador) implica a sua passagem por diversas fases, cada uma delas demorando o seu tempo e obrigando a inúmeros testes e certificações. Os criadores dos chipsets e CPUs (como a Qualcomm, Mediatek, etc) têm que fazer alterações para que o Android tire o melhor proveito do seu hardware; a isto somam-se alterações feitas pelos fabricantes; e depois ainda há a fase adicional dos operadores de telecomunicações...

Mesmo a correr bem, isto faz com que qualquer actualização disponibilizada pela Google possa demorar longas semanas, ou até meses, até que chegue ao utilizador final - e, na esmagadora maioria dos casos, que essa actualização nunca chegue.


Daí a Google apostar numa táctica diferente para o próximo Android O, com o Project Treble. Com o Trebble a Google torna o Android mais modular, isolando as alterações feitas pelos fabricantes e operadores do sistema base.

A grande vantagem é que desta forma uma actualização do sistema poderá ser simplesmente aplicada a qualquer smartphone sem que tenha que passar por todos os passos anteriores. Embora isto não vá ajudar os mais de mil milhões de utilizadores Android actuais, irá começar a fazê-lo já a partir do Android O que será lançado no final deste ano.

Resta por isso esperar que o Android O se possa tornar numa versão do Android que possa ser adoptada a ritmo mais acelerado do que as versões anteriores; e acabar com o estigma de que a maioria dos smartphones Android nunca tem direito a qualquer actualização.

Publicado originalmente no AadM

0 comments:

Enviar um comentário