05/05/2017

05/05/2017

Gmail para Android está mais seguro


Os utilizadores do Gmail em Android vão passar a ver alertas de segurança sempre que clicarem em links considerados perigosos que lhes sejam enviados nos emails.


Os ataques de phishing têm evoluído e adoptado sistemas cada vez mais elaborados para tentarem enganar as vítimas e, por coincidência ou não, este novo sistema de segurança no Gmail para Android chega precisamente numa altura em que a Google enfrentou um dos mais engenhosos ataques de phishing que se fazia passar pelo Google Docs.

Nos computadores desktop, este tipo de validação de segurança é feito pelo próprio Chrome, que alerta os utilizadores sempre que estiverem a tentar aceder a sites potencialmente perigosos através da base de dados do Safe Browsing; mas nos smartphones a Google quis expandir a segurança também aos dispositivos que possam estar a usar outros browsers, aplicando a mesma verificação de segurança directamente na app do Gmail.

Tal como acontece no Chrome, os utilizadores que virem surgir este aviso continuam a ter a possibilidade de prosseguir e visitar o site pretendido (até porque se pode tratar de um caso de um site erradamente identificado como sendo perigoso, e não o ser) mas pelo menos já ficam informados de que deverão ter cuidados redobrados.

Esta actualização irá demorar alguns dias até chegar a todos os utilizadores, faltando saber se a Google irá aplicar este mesmo sistema ao Gmail para iOS - o que me parece provável que aconteça nas próximas semanas.

Publicado originalmente no AadM

0 comments:

Enviar um comentário