20/06/2017

20/06/2017

BRONCA: OnePlus volta a fazer batota nos benchmarks


Depois de semanas a divulgar informações a conta gotas, hoje tivemos a apresentação oficial do novo OnePlus 5. A marca chinesa optou por uma modalidade interessante, entregando  unidades de teste a diversos órgãos de comunicação, o que lhes permitiu publicar as suas análises no dia da apresentação oficial.
No meio da enchente de testes já publicados, há um artigo que infelizmente merece destaque. Trata-se de uma publicação do XDA, que aponta o dedo à OnePlus. Depois de fazer batota nos testes de desempenho no OnePlus 3T, a OnePlus volta a cometer o mesmo erro, com o novo OnePlus 5.

No OnePlus 3T, a estratégia passou por limitar a frequência mínima dos núcleos a 1.29GHz e 0.98GHz, quando determinadas aplicações estivessem a correr. O OnePlus 5 recorre a outro método, que tem como objectivo permitir a obtenção de melhores resultados nos testes de desempenho.

O problema está se uma destas aplicações estiver a correr:

  • AnTuTu (com.antutu.benchmark.full)
  • Androbench (com.andromeda.androbench2)
  • Geekbench 4 (com.primatelabs.geekbench)
  • GFXBench (com.glbenchmark.glbenchmark27)
  • Quadrant (com.aurorasoftworks.quadrant.ui.standard)
  • Nenamark 2 (se.nena.nenamark2)
  • Vellamo (com.quicinc.vellamo)


Caso o OnePlus 5 detecte uma app, os 4 núcleos Kryo 280 a 1.9GHz ficam automaticamente bloqueados na frequência máxima, o que vai ter reflexo directo nos resultados obtidos nos testes com estas ferramentas de benchmark.

A OnePlus volta a ficar muito mal na fotografia, principalmente porque é uma repetição do erro anteriormente cometido. Será que vamos ter uma actualização para corrigir esta batota desnecessária?

Para mais detalhes técnicos sobre este assunto, recomendo a leitura do artigo no XDA.

1 comentário: